Estágio abre portas para estudantes do Câmpus Criciúma em empresas de Santa Catarina

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 29 jun 2022 13:52 Data de Atualização: 29 jun 2022 21:43

A inserção profissional dos estudantes dos cursos técnicos e de graduação é um diferencial do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente, cerca de 90 alunos atuam em estágios em empresas e instituições da região. É uma estratégia para qualificar a formação dos estudantes, contribuir para que ingressem no mundo do trabalho e garantir que possam concluir seus cursos com êxito. Para as empresas, é a garantia de contar com a colaboração de estudantes capacitados e ávidos por descobertas.

Saiba mais: Estágio e Emprego no IFSC

Tanto é que muitos deles se saem tão bem que são efetivados. É o caso de Leonardo Sarkis, acadêmico de Engenharia Mecatrônica. Leonardo fez estágio durante um ano no setor de projetos da empresa Imbraforte Blindados e foi contratado.

“Agora sou assistente em mecânica de uma spin off [empresa derivada da principal] focada em inovação da empresa. Sempre gostei bastante da área e como o pessoal aqui era muito gente boa e entendia bastante do assunto, era muito bom aprender. Então, foi natural eu me esforçar e com o esforço veio o resultado”, afirma. Efetivado, Leonardo agora exerce funções que exigem prática e criatividade. “Trabalho com o desenvolvimento de produtos novos e com a parte mecânica de novos projetos das equipes de inovação da empresa”, explica.

Experiência profissional

Também aluna da Engenharia Mecatrônica, Maria Luisa Dias Paiva, atua na Whirlpool, fabricante mundial de eletrodomésticos que possui uma unidade em Joinville. O estágio ocorre de forma remota, mas Maria Luisa se muda em julho para seguir o estágio de forma presencial, entusiasmada com a oportunidade de aprendizado.

“É incrível, acredito que tenha sido uma das melhores experiências que eu tive na faculdade. Tenho descoberto que gosto bastante dessa área. Estou atuando na simulação computacional, mais especificamente na parte de injeção de plásticos. É uma área que auxilia a encontrar problemas no design do produto antes do molde que gera a peça ser produzida”, detalha.

A aluna atuou durante dois anos e meio na MAJ (Mecatrônica e Automação Júnior), empresa júnior do curso de Engenharia Mecatrônica, e foi dessa experiência que conseguiu sua primeira chance para atuar na Whirlpool. "Tive a oportunidade de fazer um pitch [apresentação curta] para a Whirlpool de um desafio junto com outros colegas. Nessa experiência eu me apaixonei pela empresa e mais tarde tentei o processo seletivo deles”, conta.

Além dos estágios não obrigatórios, estudantes de determinados cursos, técnicos e de graduação, também devem realizar estágios obrigatórios supervisionados como parte de sua formação.

Estudante de Licenciatura em Química, Anderson Henrique Kautzmann, faz os dois. Ele faz seu estágio obrigatório em uma escola e também atua como estagiário na Unnicola, especializada em adesivos e selantes para indústrias. “A experiência está sendo boa, aprendi e continuo aprendendo muito. Aprendi a utilizar equipamentos que existem no IFSC mas que nunca tinha utilizado”, diz. "Também faço estágio obrigatório em uma escola, na qual estou abordando funções orgânicas oxigenadas com os alunos da terceira série do ensino médio”, conclui.

Qualidade reconhecida

A capacidade dos estudantes do IFSC já é conhecida. “Temos relatos de empresas que ficam satisfeitas com o trabalho dos nossos estudantes”, afirma o coordenador de Estágios do Câmpus Criciúma, Geóvio Kroth. Como explica o professor, nos cursos técnicos não há a obrigatoriedade de estádio, à exceção do técnico em Química, onde os alunos precisam realizar atividades complementares, muitas vezes optando por estágios. Já nos cursos de graduação, além dos estágios livres, por iniciativa dos alunos, há uma carga horária mínima exigida de estágio supervisionado.

CEO e fundador da Asibras Commodities, que atua com assessoria em negócios de importação no Brasil, Valmor Comin afirma que sua empresa procura valorizar a proatividade dos colaboradores. “Recrutamos nosso pessoal por sua excelência e entusiasmo. Oferecemos-lhes desafios, encorajando-os a serem ousados e assumir riscos”, diz, destacando a importância do trabalho em equipe. O processo seletivo para a empresa costuma ser rigoroso, contando com uma prova de lógica e uma entrevista qualitativa.

“Os alunos de Engenharia do IFSC têm invariavelmente vencidos esse processo com enorme mérito. E, uma vez iniciada a atividade, são revestidos de incomparável liderança e autoconfiança para percorrer caminhos desconhecidos em direção à excelência”, afirma Valmor. Entre as características que ele vê no aluno do IFSC, destacam-se a gestão do tempo, disciplina para executar as tarefas e a capacidade de absorver diferentes linhas de ação. “Encontramos no IFSC uma academia de formação e alunos de valor excepcional, completa.

Vagas de estágio

Estudantes do IFSC podem consultar as vagas de emprego e estágio abertas na seção da Coordenadoria de Estágios na página do Câmpus.

Empresas podem divulgar suas vagas enviando as informações para estagio.criciuma@ifsc.edu.br.

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL ENSINO