O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inscrições abertas para 1.884 vagas pelo Sisu no IFSC

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 11 dez 2018 07:45 Data de Atualização: 24 jan 2019 18:11

Domingo (27) é o novo prazo de inscrições para os cursos superiores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 1.884 vagas em cursos gratuitos em 19 cidades catarinenses. 

O Ministério da Educação estendeu o prazo final das inscrições do Sisu até o próximo domingo (27), em decisão tomada para garantir o acesso e a inscrição de todos os interessados. A medida garante mais dois dias de prazo para aqueles que tiveram dificuldades para acessar o sistema. 

A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso. Com isso, as atualizações só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, 25, de sábado, 26, e de domingo, 27. A divulgação do resultado da seleção continua previsto para a próxima segunda-feira, 28, conforme calendário divulgado anteriormente. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

Inscreva-se aqui

 

 

A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pela internet na página eletrônica do Sisu. Poderão concorrer às vagas somente os estudantes que tenham realizado todas as provas do Enem 2018 e que, cumulativamente, tenham obtido nota igual ou superior a 300,0 (trezentos vírgula zero) na prova de redação. Todos deverão ser portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente ou portadores de diploma de curso superior registrado no MEC, até a data da matrícula.

É preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas. Ao se logar no sistema, é necessário confirmar os dados e iniciar a inscrição. O primeiro passo para isso é pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Após, clicar no curso para saber a quantidade de vagas disponíveis e a modalidade (se é reservada para cotista ou não). E por fim, o estudante deverá confirmar os dados do curso escolhido, ver a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clicar em "confirmar minha inscrição".

Durante o período de inscrição, é possível monitorar as notas de corte e o candidato pode remanejar as escolhas. Será considerada válida a última inscrição. Ao final de cada etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Antes de efetuar a inscrição, o estudante deverá verificar as informações constantes do Termo de Adesão (que especifica os pesos e notas mínimas para cada uma das áreas do conhecimento do Enem) do IFSC no Sisu. 

Cotas

O Sisu também utiliza o sistema de cotas. O total de vagas ofertadas por curso e turno serão distribuídas para candidatos optantes pela Ampla Concorrência e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas brasileiras, conforme edital.

Resultado

A divulgação dos candidatos selecionados na chamada única está agendada para 28 de janeiro, enquanto que a matrícula, dias 30, 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro de 2019.  Ao sair o resultado, os aprovados precisam logar no sistema e manifestar interesse na vaga. 

As vagas eventualmente não ocupadas ao final das chamadas regulares referentes ao processo seletivo Sisu 2019/1 serão preenchidas mediante utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo Sisu. Entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular podem manifestar interesse em aderir a essa lista pelo site do Sistema. Mais detalhes constam no edital

Confira o quadro de vagas

Câmpus Araranguá 
Design de Moda: 36 vagas
Licenciatura em Física: 40 vagas

Câmpus Caçador
Engenharia de Produção: 40 vagas
Sistemas de Informação: 40 vagas

Câmpus Canoinhas 
Agronomia: 40 vagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 40 vagas
Alimentos: 40 vagas

Câmpus Chapecó 
Engenharia de Controle e Automação: 40 vagas

Câmpus Criciúma  
Engenharia Civil: 40 vagas
Engenharia Mecatrônica: 40 vagas
Licenciatura em Química: 40 vagas

Câmpus Florianópolis 
Design de Produto: 30 vagas
Eletrônica Industrial: 36 vagas
Engenharia Civil: 40 vagas
Engenharia Elétrica: 40 vagas
Engenharia Eletrônica: 40 vagas
Engenharia Mecatrônica: 40 vagas
Gestão da Tecnologia da Informação: 30 vagas
Radiologia: 40 vagas
Sistemas de Energia: 40 vagas

Câmpus Florianópolis-Continente 
Gastronomia: 40 vagas
Gestão do Turismo: 40 vagas
Hotelaria: 40 vagas

Câmpus Garopaba  
Gestão Ambiental: 40 vagas

Câmpus Gaspar 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 40 vagas
Design de moda: 40 vagas
Processos Gerenciais: 40 vagas

Câmpus Itajaí 
Engenharia Elétrica: 40 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro 
Licenciatura em Física: 40 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul – Rau 
Fabricação Mecânica: 40 vagas
Engenharia Elétrica: 40 vagas

Câmpus Joinville 
Engenharia Elétrica: 40 vagas
Gestão Hospitalar: 40 vagas

Câmpus Lages  
Ciência da Computação: 40 vagas
Engenharia Mecânica: 40 vagas
Gestão do Agronegócio: 40 vagas
Processos Químicos: 40 vagas

Câmpus Palhoça Bilíngue 
Pedagogia Bilíngue (Libras/Português): 40 vagas
Produção Multimídia: 40 vagas

Câmpus São Carlos 
Engenharia Civil 40 vagas

Câmpus São José  
Engenharia de Telecomunicações: 32 vagas
Licenciatura em Química: 32 vagas

Câmpus São Miguel do Oeste 
Agronomia: 40 vagas
Alimentos: 40 vagas

Câmpus Tubarão  
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 40 vagas

Câmpus Urupema  
Viticultura e Enologia: 40 vagas
Alimentos: 40 vagas

Câmpus Xanxerê 
Engenharia Mecânica: 40 vagas

Mais informações sobre o processo constam no Edital 14

Leia a íntegra da nota oficial do MEC:

Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.