Publicada resolução que estabelece a Política do Repositório Institucional do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 06 jul 2022 15:06 Data de Atualização: 14 jul 2022 16:50

O Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IFSC publicou a Resolução 47/2022, que institui a Política do Repositório Institucional do IFSC (RI-IFSC). Em funcionamento como piloto desde 2018, o Repositório Institucional é o sistema de informação que permite o acesso público, gratuito e on-line à produção intelectual da instituição.

De acordo com a coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFSC, Renata Ivone Garcia, o funcionamento do RI como projeto piloto teve início na então biblioteca do Cerfead e a decisão para a expansão para os câmpus ocorreu no 5º Fórum de Bibliotecas, em 2018. Dessa forma, a adesão dos câmpus foi ocorrendo conforme a demanda, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento dos cursos superiores – que exige a obrigatoriedade de publicação dos trabalhos de conclusão de curso. Além disso, o repositório recebe os trabalhos finais de servidores que usufruem de afastamento integral para pós-graduação.

“Nesse sentido, a institucionalização do RI-IFSC por meio de uma política se fazia necessária para conceituação do serviço e das questões relacionadas, padronização de todo o fluxo de depósitos nos câmpus e a criação de um comitê gestor permanente que definirá normas para o serviço”, explica Renata. O comitê gestor também vai estabelecer prioridades na criação e diversificação de coleções, além de acompanhar e orientar os servidores sobre a aplicação das normas adotadas para o RI. “Atualmente, essas atribuições elencadas estavam concentradas somente na figura do Coordenador do Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC (SiBI/IFSC), complementa.

Histórico

A elaboração da política para o RI começou a ser teve início em 2021, quando foi instituído o grupo de trabalho Repositório Institucional do IFSC (GT RI-IFSC), instituído pela Portaria 1111 de 19 de abril de 2021. Os objetivos eram institucionalizar e qualificar o RI por meio de política, manuais e customizações necessárias no sistema. Segundo Renata, o GT fez um estudo técnico sobe a atual estrutura do RI, além de consulta aos câmpus e Cerfead, em especial bibliotecas e coordenadorias de cursos, sobre a utilização local do RI para depósito de TCCs produzidos no IFSC. Com as contribuições da consulta, realizada em junho e julho de 2021, foi elaborada a minuta da resolução.

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas destaca que por enquanto as coleções contempladas no RI-IFSC continuam aquelas trabalhadas no piloto, ou seja, trabalhos de conclusão de estudantes e servidores. “Logo, as novidades serão padronização do termo de autorização para publicação no RI-IFSC; do fluxo de depósitos nos câmpus, de modo que a figura do coordenador de curso torna-se fundamental e intermediária entre o estudante depositante e a equipe responsável pelo RI-IFSC no câmpus, e a adoção de um formulário de metadados a ser preenchido pelo estudante ou servidor depositante”, esclarece Renata.

Atualização do sistema

Outro encaminhamento do grupo de trabalho é a atualização do software DSpace, usado para o repositório. Esse processo é realizado em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e terá como resultado um novo espaço para o RI-IFSC, explica Renata. Como a migração entre os sistemas não será automática, por questões técnicas, alguns câmpus optaram por aguardar a conclusão desse trabalho para incluir novos trabalhos no repositório.

“Esse novo espaço será povoado do zero pelas equipes das bibliotecas, ou seja, os trabalhos atuais disponíveis no piloto não serão migrados automaticamente, por questões de inconsistências nos registros. Com esse cenário, para não duplicar esforços, alguns câmpus optaram por aguardar a finalização dessa atualização para darem continuidade à inclusão de novos trabalhos no RI-IFSC”, justifica a coordenadora do SiBI – IFSC.

Acesse o RI-IFSC

INSTITUCIONAL NEWS