Inscrições abertas para cursos de Prática e Básico de Instrumentos de Orquestra

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 07 jul 2022 10:26 Data de Atualização: 08 jul 2022 11:13

Estão abertas até o dia 27 de julho, as inscrições para o curso de qualificação profissional para Orquestra nos Câmpus Florianópolis-Centro e Câmpus Jaraguá do Sul. São ofertados dois tipos de cursos: o de Prática de Orquestra com 26 vagas no Câmpus Jaraguá do Sul – Centro (Edital 14/Deing/2022-2) e 45 vagas no Câmpus Florianópolis-Centro (Edital 15/Deing/2022-2); também o Básico de Instrumentos de Orquestra com oferta de 40 vagas no Câmpus Florianópolis-Centro (Edital 16/Deing/2022-2) para instrumentos diversos, de acordo com Anexo I do Edital.

As inscrições ocorrem online por meio de formulário específico e o processo seletivo para o curso de Prática de Orquestra é feito por meio de avaliação de vídeo, já para o Básico de Instrumentos é por meio de sorteio. Os cursos são gratuitos e não há taxa para inscrição. Importante mencionar que os alunos poderão praticar o que aprendem nas orquestras dos respectivos câmpus.

Não sabia que o IFSC tem duas orquestras? Conheça esses dois projetos de extensão.

Sobre as orquestras

A Orquestra do Câmpus Florianópolis surgiu em 2001 como um projeto de extensão. Sua formação alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica - cordas, madeiras e metais - com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão, flautas andinas, entre outros.

Apesar de ter o objetivo didático, vários alunos que passaram pelas oficinas e pela orquestra hoje são músicos profissionais. Inclusive, um deles, Jhonatas Gutterres da Silva Carmo, foi aprovado com nota máxima para realizar o Mestrado em Música – Habilitação em Instrumento de Corda: Contrabaixo Solo, na Universidade de Música do Sarre, na Alemanha.

A Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul surgiu um pouco depois, em 2013. Sua formação conta com instrumentos de cordas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo), sopros madeira (flauta, oboé, clarinete, fagote), sopro metais (trompa, trompete, trombone e tuba),  percussão (tímpano, vibrafone, bateira etc.) e piano.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS ESTUDE NO IFSC