O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus classifica duas equipes para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

ENSINO Data de Publicação: 08 jul 2022 09:12 Data de Atualização: 08 jul 2022 10:17
Senhoritas do Desterro e Jatobás são as duas equipes do Câmpus Florianópolis classificadas para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que, após dois anos em formato online, acontece de forma presencial na Unicamp, em Campinas (SP), dias 20 e 21 de agosto.
As estudantes Maria Antônia Gomez, Letícia Mohr e Luíza Dias Tristão compõem a Senhoritas do Desterro, equipe primeira colocada no estado de Santa Catarina; e Júlia Jorge Demarch, Lúcia Carine Ferreira Gomes e Eduardo Raimundo Rodzycz, que na final será substituído pelo estudante Joseph Guilherme de Souza formam a Jatobás.
 
Para as Senhoritas do Desterro, participar da ONHB é uma oportunidade para encontrar com pessoas de diferentes lugares do país e trocar conhecimento com elas. “Também traz visibilidade para o IFSC, mostrando que é uma instituição com uma boa qualidade de ensino para os alunos”, frisam. E falam sobre transformação da vida estudantil e pessoal com essa experiência: “na vida estudantil, tivemos a oportunidade de explorar campos da história (técnicas e conhecimentos) que não aprenderíamos em sala de aula, e que podem ser aplicados em outras áreas de nossas vidas. E na vida pessoal, tivemos que organizar nosso tempo para conseguirmos nos dedicar à olimpíada sem que isso interferisse nos outros compromissos que temos”.
 
A equipe Jatobás salienta que a preparação está sendo enriquecedora. “Como o tema da olimpíada deste ano é a história das mulheres na sociedade brasileira, estamos nos aprofundando no assunto por meio de documentos históricos”, comenta o grupo sobre a importância de participar da iniciativa. E destacam: “gostaríamos de frisar a importância de participar de olimpíadas científicas! Não apenas para agregar algo no currículo acadêmico, mas também pela diversão e pela busca do conhecimento. Pode parecer clichê, mas realmente nos divertimos realizando a olimpíada, cada fase era um desafio diferente, o que nos motivou muito nessa jornada. (…) sem dúvida, será de grande relevância para a nossa formação pessoal e acadêmica , principalmente no que diz respeito às disciplinas de ciências humanas”!
 
Nessa edição, o Câmpus participou com oito equipes, cada uma delas composta por três alunos, de diferentes fases dos cursos técnicos integrados. Os professores Viegas Fernandes da Costa, Jaqueline Tondato Sentinelo e Rafael Pereira da Silva são os orientadores dos grupos. Das oito equipes, uma alcançou a 4ª fase; cinco chegaram até a 6ª fase (semifinal); e duas estão na final.
 
Segundo o professor Viegas, todo trabalho conta com o apoio das bolsistas e professores que integram o projeto "Conhecendo a História do Brasil por meio da ONHB - Etapa 5", subsidiado com recursos do Edital EPE 2022 do Câmpus Florianópolis. “O trabalho é desenvolvido coletivamente e de modo cooperativo a partir do suporte e da estrutura do Laboratório de Imagem e Oralidade Franklin Cascaes (LIO), vinculado à Assessoria de Ciências Humanas. Por isso, estarmos nesta  final com duas equipes é uma conquista do coletivo, de todo nosso Câmpus e do IFSC como um todo”, conta o orientador.
 
Dos 73 mil participantes iniciais, apenas 920 estudantes chegaram à final (320 equipes), seis destes estudantes são do Câmpus Florianópolis. Neste momento, os finalistas estão buscando apoio interno para conseguirem ir à final em  Campinas. As estudantes da equipe Senhoritas do Desterro, por terem se classificado como a melhor equipe de SC, terão suas passagens aéreas subsidiadas pela Unicamp, através da ONHB. “O resultado é excelente e reflete todo trabalho coletivo que estamos desenvolvendo no Câmpus desde 2017”, destaca Fernandes da Costa.
 
Viegas relata ainda que o Câmpus Florianópolis participa da competição desde 2017, com um número crescente de equipes participantes, o que resultou na participação de uma equipe nas fases finais da 11ª edição (2019), da 12ª edição (2020) e da 13ª edição (2021). Nesta última edição de 2021 a equipe do Câmpus Florianópolis obteve a medalha de prata. “Assim, este projeto possibilita a participação e êxito dos estudantes na competição, pois promove estudos, preparação e participação na ONHB. Contribui, ainda, para a formação integral e cidadã dos estudantes do ensino médio do IFSC, permitindo-lhes o acesso ao ensino vinculado à pesquisa e extensão, e expandindo sua compreensão da História e reflexão crítica”, ressalta ele.
 
Para o professor-orientador, a importância de participar dessa iniciativa está na formação integral e construção do pensamento crítico e reflexivo do aluno. Ele destaca também o trabalho cooperativo. “Nossos estudantes não competem entre si aqui dentro. A gente sempre trabalha para que todos construam em conjunto o conhecimento. Por isso, colocar as equipes na final, é uma premiação para todos os estudantes que participaram”, conclui Viegas.
 
Na etapa final, as equipes farão uma prova dissertativa (20 de agosto). No dia seguinte (domingo), serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia festiva, no Ginásio da Unicamp. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito.
 
Mais sobre a Olimpíada
 
Após dois anos em formato online, a grande final da ONHB será presencial na Unicamp, em Campinas-SP, nos dias 20 e 21 de agosto. Ao todo, 320 grupos de todos os estados irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro.
 
Neste ano, a iniciativa recebeu inscrições de 11,4 mil equipes, sendo que destas 520 equipes eram de Santa Catarina. Essa edição, contou com mais de 73 mil pessoas. Participam estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio.
 
A Olimpíada Nacional de História do Brasil conta com seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.
 
Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio cultural, Urbanismo, e atualidades.
 
A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.
 
A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.