Livro reúne poesias de estudantes do curso técnico em Edificações

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 18 fev 2019 13:57 Data de Atualização: 18 fev 2019 14:01

“Nos caminhos do tempo eu pude perceber que a liberdade sobre as rodas me motivava a correr.”

“Quero um lugar onde só escuto o mar para poder falar o prazer de te amar.”

“Chama os moleque. Cara! Coroa! Vai Vai Vai.”

Eles são futuros técnicos em Edificações, mas seus talentos vão além dos desenhos, projetos e maquetes. E agora estão disponíveis ao público.

Um livro desenvolvido em 2018 por alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Edificações do Câmpus Criciúma reúne 33 poesias com temáticas variadas, tendo como ponto de partida experiências individuais dos estudantes. Com o título “Poedificar”, o trabalho envolveu professores de Português e Informática e proporcionou um estudo sobre o gênero lírico, o exercício de poesia e a prática de edição e publicação de um livro.

A atividade foi orientada pelos professores Iuri Sônego Cardoso e Kajiana Sartor Vidotto (Informática) e Carla Scapini (Português). Nas aulas de Português, os alunos desenvolveram um trabalho sobre poesia e escreveram as suas, enquanto em Informática diagramaram o livro utilizando uma ferramenta gratuita disponível na internet. A capa ficou a cargo da aluna Lara Teixeira de Oliveira.

“Um poema não é um amontoado de versos que rimam. Poema também não tem obrigação nenhuma de seguir um princípio da lógica racional. Isso porque o universo que ele representa é sobretudo o das sensações e emoções, as quais justamente são pouco explicáveis e bastante indizíveis”, diz a abertura do livro.

A professora Carla Scapini destaca a qualidade do conteúdo produzido pelos estudantes. “A maioria conseguiu sair daquela velha ideia de que poesia é a descrição dos sentimentos e passaram a usar as palavras em sua qualidade sonora, em sua potencialidade de invocar imagens capazes de nos reportar para aquele instante vivido. Não significa que os poemas estejam completamente dentro desse padrão ideal, mas já se pode perceber dentro de cada uma das produções esse movimento em direção à consciência de como funciona a palavra poética”, afirma.

Clique aqui para baixar o livro.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO NEWS