Ex-trompetista da orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul vence festival internacional em Gramado

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 22 fev 2019 08:41 Data de Atualização: 22 fev 2019 09:00

O trompetista e ex-aluno do curso de Prática de Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Henrique Weege, venceu o “2º Concurso Jovens Solistas” do 5º Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, realizado na cidade gaúcha no início deste mês. Além do reconhecimento pela conquista num dos principais festivais de música erudita do país, o ex-integrante da orquestra do Instituto Federal recebeu troféu, prêmio de R$ 3.500 e convite para atuar como solista na abertura do Gramado in Concert em 2020.

Henrique competiu com solistas de diversas partes do Brasil e foi eleito campeão com a votação dos jurados e do público. “Nós, como instituição de ensino, ficamos muito orgulhosos em saber que estão ocorrendo resultados positivos e que o investimento e a credibilidade dados à Orquestra IFSC Jaraguá do Sul e ao curso de Prática de Orquestra geram conhecimento aos seus participantes e encaminhamento profissional”, destaca a maestrina Denise Mohr.

Para o músico, a vitória na competição de Gramado mostra que seu trabalho e sua dedicação estão na direção correta. “É um misto de gratidão a todos que contribuíram para isso, de orgulho por ter feito um bom trabalho, de serenidade por saber que ainda há muito o que ser feito, de responsabilidade pelos compromissos que vêm com essa premiação”, resume.

Começo

O trompetista começou no instrumento aos 8 anos, ainda em Corupá. Aos 13 anos participou do seu primeiro Femusc. Na sequência ingressou nos principais grupos instrumentais da região, entre eles a Banda Marcial de Schroeder e a Orquestra IFSC Jaraguá do Sul. No IFSC, participou da orquestra de 2014 até o início de 2017, atuando como bolsista e como chefe de naipe dos metais.

Junto com o Instituto Federal, o músico participou das principais atividades e séries de concertos da orquestra, tais como Frühlingstimmen, Concertos de Inverno, Concertos de Fim de Ano e abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Centro Cultura Artística (Scar) em 2015.

Em 2017, Henrique ingressou no curso superior da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em meados de 2018 foi aprovado para integrar o Instituto Baccarelli em São Paulo.

Clique aqui e assista à transmissão da final na página do Gramado in Concert. Veja também o trompetista durante os momentos finais do concerto de encerramento do festival neste vídeo.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS