Estudantes do IFSC são selecionados para participar de maior mostra científica do Brasil

PESQUISA Data de Publicação: 01 mar 2019 15:10 Data de Atualização: 01 mar 2019 15:47

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo, terá representantes do IFSC nesta edição. Os estudantes Benjamin de Castro Azevedo Ponciano e Thiago Venâncio do Nascimento, do técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Garopaba, foram selecionados para participarem da feira na categoria Trabalhos de Ciências da Computação, com o projeto “1896, Desenvolvimento de uma plataforma user-friendly para a criação de Chatterbots”, com orientação do professor Antônio Miguel Faustini Zarth.

A ideia do projeto surgiu de os estudantes entenderem a necessidade de criar uma aplicação prática para os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Após serem contemplados com recursos de pesquisa do Edital – Nº 17/2018/Proppi/DAE, Benjamin e Thiago desenvolveram uma plataforma onde qualquer pessoa pode desenvolver seu próprio Chatterbot, um robô com inteligência artificial capaz de responder perguntas como se fosse um ser humano. No vídeo abaixo, eles explicam um pouco mais sobre o projeto 1896.

Após cumprirem todos os requisitos e submeterem seus trabalhos, os estudantes foram aprovados na Febrace, a maior mostra de projetos científicos do Brasil. Para o professor Antônio, a feira, que no ano passado contou com mais de 2 mil projetos enviados e 12 mil visitantes, é uma ótima oportunidade para os estudantes. “Na Febrace se encontra a elite da ciência aplicada no Brasil e o ambiente é sensacional para abrir os horizontes de pesquisa além de ser muito importante no currículo deles”, disse.

Para participarem da Febrace, Benjamin e Thiago conseguiram uma ajuda de custo graças ao Edital para a Participação em Eventos/Assistência Estudantil nº 003/2019 e se mostram muito animados para o evento. “A gente está bem ansioso pra feira, além de ser uma oportunidade incrível vai ser bem interessante para agregar no nosso currículo lá na frente”, disse Thiago.

Essa não será a primeira vez que os dois irão apresentar o projeto 1896 para o público. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eles ministraram uma oficina no Câmpus Garopaba ensinando os participantes a criarem seus próprios Chatterbots.

Em 2019, Benjamin e Thiago foram novamente contemplados com recursos de pesquisa através do Edital nº 23/2018/Proppi/DAE e irão desenvolver o projeto “Domótica Controlada por Voz”, no qual irão controlar por voz um ambiente automatizado. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes são exemplos da importância do investimento do IFSC na iniciação de jovens estudantes na pesquisa científica.

PESQUISA