Publicação digital ensina a produzir sabão caseiro

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 14 jul 2022 13:10 Data de Atualização: 14 jul 2022 13:21

Estudantes do curso técnico concomitante em Análises Químicas do Câmpus Lages lançaram no dia 7 de julho o e-book “A química do sabão”. A publicação reúne receitas de cinco tipos de sabão e de um amaciante que podem ser reproduzidas em casa, numa solução econômica e ambientalmente sustentável para a necessidade desses produtos de higiene e limpeza.

“Nossa ideia com este e-book é ensinar as pessoas a produzirem o próprio sabão sem precisar sair de casa nem gastar com produtos de limpeza, trazendo economia para as famílias. Com isto em mente, tivemos a ideia de criação deste e-book com receitas para a fabricação de tais sabões. Além de ensinar a fazer alguns sabonetes, ainda desejamos promover ideias de sustentabilidade, economia e proteção do meio ambiente. Por isso, os sabonetes e suas receitas em grande maioria foram feitos utilizando materiais naturais e reutilizáveis”, escrevem os estudantes-autores na introdução da publicação.

O trabalho dos 12 estudantes de primeira fase foi desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Química Geral e Português Instrumental, ministradas, respectivamente, pelos professores João Gustavo Provesi e Paula Clarice Grazziotin de Jesus. Na apresentação do material, Provesi ressalta que o trabalho é resultado de “metodologias mais ativas de ensino, centradas no estudante, contextualizando seu aprendizado, experimentando e criando com a ajuda do seu professor”.

O e-book “A química do sabão” pode ser acessado aqui.

CÂMPUS LAGES NEWS