Novo projeto vai ampliar divulgação do jogo "10 Mulheres de São José" na cidade

EXTENSÃO Data de Publicação: 15 jul 2022 02:16 Data de Atualização: 18 jul 2022 11:45

Tornar mais conhecidas as histórias de 10 mulheres que marcaram a cidade de São José, registradas por meio de projetos de pesquisa e extensão do Câmpus São José, é o objetivo de um novo projeto de extensão do câmpus aprovado em edital do IFSC.

A iniciativa busca levar o jogo “10 Mulheres de São José”, resultados dos projetos anteriores, à Feira da Freguesia (evento realizado mensalmente, no segundo domingo, no Centro Histórico da cidade), às escolas municipais e a outros espaços e locais a serem definidos pela equipe do projeto aprovado.

Por meio de parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de São José, a participação do projeto na Feira da Freguesia foi garantida para as edições dos meses de julho (cuja edição ocorreu no último dia 10) e setembro, e a equipe recebeu também convite para participar da Feira do Livro de São José, cuja data ainda não foi definida. A apresentação do jogo nas escolas está sendo negociada com a secretaria municipal de educação.

A equipe do projeto aprovado pelo edital Proex 02/2022 tem as professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello, além das bolsistas Elaine Cristina da Silva Bezerra, Isabella Vaghetti de Almeida e Rhuana Catarina Mathias de Almeida - todas estudantes do Câmpus São José.

O jogo

O objetivo do jogo “10 Mulheres de São José” é ser uma ferramenta didática com o intuito de construir uma memória histórica relacionando as biografias das mulheres com a história de São José. Ele é jogado em grupo e em um tabuleiro, no qual os jogadores precisam resgatar evidências históricas sobre o papel das mulheres que marcaram a cidade.

Numa caça às pistas, os jogadores circulam por diversos locais do município, buscando encontrar documentos, registros e objetos que identificam os momentos significativos na vida dessas mulheres e que estão relacionados ao desenvolvimento de São José.

A partida termina quando todos os grupos reunirem três evidências históricas que consideram ser as que melhor representam a sua carta da mulher de São José.

Mais informações sobre o jogo e sobre outros produtos resultantes de projetos de pesquisa e extensão anteriores - como livro em português com suplemento didático, em Libras e os podcasts- sobre as 10 mulheres de São José podem ser encontrados na Wiki do Câmpus São José ou neste link.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O projeto foi aprovado para receber recursos do Edital 02/2022 da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), que teve como um dos critérios de seleção a relação do projeto com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, a serem implementados até 2030. Em 2017, o IFSC assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS - Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como organização signatária.

O projeto "As 10 Mulheres na freguesia - roda do JOGO: 10 Mulheres de São José" tem relação com dois ODS: o de número 4 ("Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos") e o de número 5 ("Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas").

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ