O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Extensão do IFSC tem sete projetos relacionados aos ODS em andamento

NEWS Data de Publicação: 15 jul 2022 00:01 Data de Atualização: 29 jul 2022 15:27

Em março de 2022, pelo quarto ano consecutivo, o IFSC recebeu o Selo Signatário 2022 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com o selo, o IFSC tem direito ao voto na eleição para a Coordenação Estadual e Conselho Fiscal, e poderá participar do Prêmio ODS 2022.

Diversas ações do IFSC - administrativas, ensino, pesquisa e extensão - procuram colocar os ODS em seus planejamentos anuais. Os editais da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), por exemplo, contêm como um dos critérios de avaliação que as propostas de atividades de extensão estejam atreladas aos ODS.

Desde que esse critério foi adotado, em 2018, foram cerca de 400 projetos na Proex com alguma atividade relacionada aos ODS, num total de mais de 300 mil pessoas impactadas de alguma forma por estes projetos.

O que são os ODS?

Os ODS são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em setembro de 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 foram oficialmente adotados como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceu um plano de 15 anos para atingir os objetivos. 

Confira vídeo da ONU sobre o tema

Os países apoiadores se comprometeram a “mobilizar esforços para erradicar todas as formas de pobreza, combater as desigualdades e combater as mudanças climáticas, garantindo ao mesmo tempo que ninguém seja deixado para trás”.

Em 2017, o IFSC assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS - Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como organização signatária.

O Movimento ODS possui uma agenda de assembleias, discussões e fóruns, dos quais o IFSC participa de forma ativa. Caracteriza-se por ser um movimento social com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. O recebimento do selo em 2022 significa que o IFSC cumpriu todos os compromissos do Movimento em 2021.

Para conhecer cada um  ODS, acesse o site das Nações Unidas Brasil e a “Cartilha de Perguntas e Respostas dos ODS“, publicada pela PNUD do Brasil. O site detalha cada um dos 17 objetivos, especificando as suas metas, e a cartilha procura esclarecer as principais dúvidas sobre os ODS, reforçando que “o desenvolvimento sustentável só será alcançado mediante o envolvimento, compromisso e ação de todos”.

Projetos de extensão relacionados aos ODS em 2022

No primeiro semestre de 2022, a Proex aprovou sete projetos de extensão, com atividades de maio até o fim do ano. Ao longo dos próximos meses, estes projetos serão divulgados no Portal do IFSC. O primeiro a ser apresentado é o “As 10 Mulheres na freguesia - roda do jogo: 10 Mulheres de São José”, relacionados aos ODS 4 (assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos) e 5 (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas).

A iniciativa do Câmpus São José busca tornar mais conhecidas as histórias de 10 mulheres que marcaram a cidade de São José. A ideia do projeto é levar o jogo “10 Mulheres de São José”, resultados dos projetos anteriores, à Feira da Freguesia (evento realizado mensalmente, no segundo domingo, no Centro Histórico da cidade), às escolas municipais e a outros espaços e locais a serem definidos pela equipe do projeto aprovado.

Confira os demais projetos aprovados no Edital 02/2022 da Proex:

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro | Costura Criativa

ODS 12: Consumo e produção responsável / Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

O projeto prevê confecção de peças/acessórios de vestuário com materiais alternativos, com participação de estudantes do curso de tecnologia em Design de Moda.

Câmpus Garopaba | Chamando e envolvendo a comunidade de Garopaba para a reciclagem de garrafas PET - Transformando garrafas PET em pufes.

ODS 12: Consumo e produção responsável /Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

A proposta prevê atividades de conscientização junto à comunidade local sobre o uso e a possibilidade de reciclagem de garrafas PET, com o intuito de incentivar a reciclagem e o reaproveitamento das garrafas PET de 2 litros que, na sua grande maioria, são descartadas no meio ambiente, causando poluição ambiental.

Câmpus Garopaba | Arte Educação: Vida no mar

ODS 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

O Projeto Arte Educação do Câmpus Garopaba está desenvolvendo uma peça teatral infantil denominada “Felícia, a Baleia Franca Austral”, que será apresentada para estudantes do ensino fundamental de escolas da região, em parceria com o Programa de Preservação Ambiental do Projeto Cetáceos.

Câmpus Chapecó | Desenvolvimento de produtos de tecnologia assistiva de baixo custo (fase 2)

ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

No ano passado, este mesmo projeto buscou desenvolver produtos de tecnologia assistiva para auxiliar pessoas com deficiência em Chapecó, em especial, aos membros da Associação FCD Chapecó - Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência. O resultado foram 118 unidades de 10 tipos diferentes de objetos construídos ou adaptados para dar independência para os beneficiários realizarem diversas atividades cotidianas, utilizando principalmente a impressão 3D.

Desta vez, a ideia é aprimorar alguns dos produtos desenvolvidos, melhorando ou ampliando o atendimento aos beneficiários, e desenvolver e disponibilizar na internet tutoriais e arquivos 3D para que qualquer pessoa consiga replicar os projetos desenvolvidos.

Câmpus Itajaí | Adequação da estrutura da Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Bombinhas para a execução de pequenas manutenções nas embarcações da comunidade de pescadores locais

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos

ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Este projeto visa adequar e organizar a estrutura de uma oficina de manutenção de embarcações da Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Bombinhas, treinar a comunidade de pescadores e comerciantes para promover um diálogo mais assertivo na compra e venda de materiais para manutenção de suas embarcações e uma manutenção com mais autonomia, evitando os atuais deslocamentos para cidades vizinhas aumentando a disponibilidade da embarcação para as atividades de pesca.

Câmpus Garopaba | IFSCineminha: arte e cultura na infância

ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos

ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O objetivo do projeto é colaborar para a inserção da arte cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a transformação social no âmbito das escolas municipais de Garopaba. Em sua sétima edição, o IFSCineminha já reconstruiu a magia do espaço da sala de exibição no ambiente escolar das mais de quarenta instituições. Neste ano, as sessões e as atividades culturais e pedagógicas vinculadas aos filmes terão continuidade e ainda serão entregues kits de cinema para os professores da Rede Municipal de Ensino.

Entre os objetivos específicos do projeto, inclusive, está fortalecer as ações institucionais em  rol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente, as questões relacionadas à Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade, bem como cooperar para a redução da desigualdade.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.