Professores serão capacitados para desenvolver atividades do IFSC Cineminha nas escolas

EXTENSÃO Data de Publicação: 28 jul 2022 17:32 Data de Atualização: 28 jul 2022 17:51

Professores das redes municipais de Educação dos municípios de Garopaba e Paulo Lopes receberão capacitação para realizar as atividades da edição de 2022 do projeto “IFSCineminha: arte e cultura na infância”. O encontro formativo será realizado no formato on-line dia 24 de agosto, das 19h às 21h, com transmissão pelo canal do Youtube do Câmpus Garopaba.

Nesta sétima edição do projeto, que teve início em Caçador (2015) e desde 2018 é realizado pelo Câmpus Garopaba, as atividades serão aplicadas pelos próprios professores nas respectivas escolas. No mês de julho, eles receberam os kits formativos contendo os materiais a serem utilizados em sala de aula, contendo sacola personalizada, DVD do Circuito Estadual de Cinema Infantil de Florianópolis, parceira do projeto, e propostas de atividades pedagógicas referentes aos filmes.

Nos anos anteriores à pandemia de Covid-19, o IFSCineminha era realizado no câmpus, que recebia os estudantes das redes municipais. Em 2020 e 2021, a proposta teve que ser reestruturada, de modo a atender as crianças, impedidas de frequentarem presencialmente as escolas. Por isso, nesse período, foram distribuídos kits a alunos da Rede Municipal, que puderam acompanhar em suas casas a magia do cinema. “Considerando os resultados positivos, nesta edição de 2022 dei continuidade às ações, seguindo as adaptações metodológicas executadas em 2020 e 2021. No entanto, a partir de sugestões de professores e das próprias Secretarias de Educação, realizei a entrega de kits de cinema para os professores da Rede Municipal de Ensino de Garopaba e Paulo Lopes, garantindo, assim, a execução das propostas pedagógicas de forma mais efetiva e, além disso, abrangendo um quantitativo bem mais significativo de alunos”, explica a coordenadora do projeto, professora Luana de Gusmão Silveira.

Desde o seu início, o IFSCineminha conta com o apoio financeiro dos editais da Pró-reitoria de Extensão (Proex). “A partir da articulação entre conceitos cinematográficos e pedagógicos, a magia do espaço da sala de exibição foi reconstruída no ambiente escolar das mais de 40 instituições atendidas ao longo desse tempo”, destaca a coordenadora. Segundo Luana, o projeto de extensão atua diretamente na promoção da inclusão social por meio da arte audiovisual, além de contribuir para a formação de professores da Educação Básica, uma das missões do IFSC.

Além da coordenação da professora Luana, esta edição do evento conta com a participação da professora Marizete Spessatto, do Câmpus Florianópolis, e dos bolsistas Bianca Gafforelli, João Paulo Miranda e João Pedro Peruzzo, todos alunos de curso técnicos integrados do Câmpus Garopaba.

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA NEWS