O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Grupo de foguetes do Câmpus Gaspar participa de evento internacional

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 04 ago 2022 17:39 Data de Atualização: 09 set 2022 12:12

O Grupo de Foguetes do IFSC Câmpus Gaspar (GFIG) irá participar do Latin America Space Challenge (Lasc), evento internacional que reúne equipes de 10 países e 68 projetos de foguetes e satélites experimentais e que será realizado em Tatuí (SP) de 5 a 7 de agosto. A equipe de Gaspar competirá com foguetes com propulsão de combustível sólido nas categorias de 500 metros e de 1km.  Além do desafio de fazer com que os foguetes atinjam o apogeu de cada categoria, cada um deles levará experimentos acoplados. “Neste ano, os experimentos levarão pólen.  A proposta é avaliar se as condições de voo do foguete e verificar se a alta aceleração e a microgravidade podem afetar ou influenciar o desenvolvimento das plantas. O teste será realizado com pólen de limão, sininho, palma, hgl(feijão), hibisco e amora”, explica o professor Leonardo Rauta, um dos  coordenadores do GFIG.

O grupo também está levando para a competição um foguete que foi produzido em cooperação técnica com outras 15 equipes, incluindo grupos de outros países. Nesse projeto, coube ao GFIG trabalhar no desenvolvimento do combustível. O foguete projetado tem como desafio alcançar o apogeu de 5 km.  

A equipe de Gaspar é formada por seis estudantes do técnico em Informática, cinco do técnico em Química, uma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e três professores. O grupo conquistou a vaga para o Lasc em 2019 quando venceu a categoria  payload, que leva em consideração o experimento mais inovador e não inerte embarcado no foguete. 

 

CÂMPUS GASPAR EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.