Agosto Dourado conta com apoio e atuação do Ambulatório de Amamentação

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 ago 2022 11:31 Data de Atualização: 11 ago 2022 10:26

Agosto é conhecido como o período destinado a ações de incentivo ao aleitamento materno. Alguns o denominam de Agosto Dourado devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano. E sempre a primeira semana desse mês é destinada à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que, segundo a Aliança Mundial do Aleitamento Materno (WABA), o tema para 2022 é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A finalidade dessa edição é promover a capacitação dos profissionais da saúde.

Ao encontro desse trabalho que é realizado em nível mundial, o Câmpus Florianópolis, através do curso Técnico em Enfermagem, desenvolve o projeto de extensão Ambulatório de Amamentação, com atividades o ano todo, dirigidas à comunidade com consultorias ao aleitamento materno. Segundo a professora do curso e integrante do projeto, Juliana Fernandes da Nóbrega, a relevância do tema 2022 está centrado na falta de profissionais engajados com a causa.

Ela ressalta que um dos objetivos centrais do Ambulatório é diminuir as taxas elevadas do desmame precoce, além da luta pela humanização da amamentação. “O aleitamento materno é qualidade de vida e saúde, tanto para o bebê quanto para as puérperas (mães)”, destaca Juliana.

A professora revela que a taxa de amamentação materna exclusiva, ou seja, quando a criança recebe somente leite materno (de sua mãe ou ordenhado) e não recebe quaisquer outros líquidos ou alimentos sólidos, hoje no Brasil é de 47%, quando a meta é de 70%. “Hoje, 80% das puérperas apresentam dificuldades na amamentação”, frisa Juliana.  Ela salienta ainda a importância da amamentação na primeira hora após nascimento do bebê (Hora Dourada), como ação de conscientização por parte do Ambulatório.

Juliana explica que os atendimentos para o Ambulatório de Amamentação do IFSC, que conta com alunos bolsistas, seis professores do curso de Enfermagem, além de parceiras voluntárias externas (pediatra e enfermeira obstetra), podem ser encaminhados via Unidades Básicas de Saúde (USBs) ou diretamente via WhatsApp (48) 3211-6176. Os atendimentos ocorrem de maneira híbrida (remota e/ou presencial) a depender de cada caso. Quando há necessidade de ser presencialmente o atendimento ocorre por meio de visitas domiciliares ou no laboratório do curso Técnico de Enfermagem do Câmpus.

Agosto Dourado 2022

O Ambulatório de Amamentação do Câmpus Florianópolis, engajado com o Agosto Dourado, realiza nesse mês uma série de atividades de conscientização e esclarecimentos quanto ao aleitamento materno. A programação, além do atendimento normal, que ocorre de forma híbrida (online e presencial) prevê postagens informativas no Instagran @enfermagem_ifsc_fpolis durante todo mês, e Live no instagran sobre “Apoio, suporte e proteção em Aleitamento Materno: qual papel dos profissionais da saúde?”. No dia 16, acontece a Oficina “Uso do Laser de Baixa Intensidade como coadjuvante no manejo em lactação”, e no dia 19, o Cine Debate com filme “Tiger”. Em data ainda a ser confirmada está prevista a ação na sala de espera da Unidade Básica de Saúde Mont Serrat.

EXTENSÃO NEWS