Câmpus Florianópolis classifica 50 alunos para a final da Obmep

ENSINO Data de Publicação: 08 ago 2022 10:50 Data de Atualização: 08 ago 2022 11:01

50 estudantes do Câmpus Florianópolis estão classificados para a segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A relação dos alunos selecionados foi divulgada na última terça-feira (2). A prova será realizada em 8 de outubro, às 14h30 (horário de Brasília). A divulgação dos locais de prova será feita em 30 de agosto.

Em sua 17ª edição, a olimpíada teve mais de 54 mil escolas participantes, localizadas em 99,78% dos municípios brasileiros. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18,1 milhões de estudantes, e aproximadamente 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil vão participar da segunda fase. Cinquenta deles do Câmpus Florianópolis.

Na segunda etapa, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e outras 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas. O resultado final será em 20 de dezembro.

Classificados

Valentim Gomes dos Santos

Yudi Hisayaso Suzuki

Próxima prova

A Segunda Fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), de caráter classificatório, composta de seis questões valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos.

Edição passada

Em janeiro passado, ocorreu a divulgação dos medalhistas da 16ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ratificando a tradição: 11 deles são do Câmpus Florianópolis, além das 20 Menções Honrosas. Das 10 medalhas de Ouro em Santa Catarina, seis foram do IFSC, e duas dessas do Câmpus Florianópolis.

Os medalhistas do Câmpus são:

Nível 3

Medalha Ouro

Marcelo Augusto Vieira Lopes

João Antônio Espíndola Teixeira

Medalha Prata

Gil Joffily Ribas

Renata Graupen Figueiredo

Rafael Dalacorte Erdmann

Isabelli Cristhini da Silva

Júlio Cézar da Silva Junior

Medalha Bronze

Marcelo Miguel Alves da Silva

Isadora Lohn Volante

Leonardo Miguel Sanguinetti Braga

Sofia Garcia Bastos e Silva

Apresentação

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da Obmep é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: Nível 1, estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2, alunos do 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e Nível 3, estudantes do Ensino Médio.

ENSINO NEWS