Setor de estágios contribui com inserção profissional dos estudantes

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 29 mar 2019 12:00 Data de Atualização: 29 mar 2019 10:44

Aluno da terceira fase de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma, Danilo Patrício iniciou um estágio no começo deste ano. Técnico em Edificações formado pelo IFSC, Danilo trabalha na secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Içara, onde ajuda o engenheiro responsável a desenvolver projetos de pavimentação, esgoto e orçamento. O fato de ser técnico em Edificações ajudou na conquista da vaga, mesmo que ainda no início do curso de graduação.

“Ser técnico em Edificações foi um diferencial para mim, já que estou somente no terceiro semestre da faculdade”, diz Danilo. A experiência tem sido interessante e traz aprendizado prático para o estudante. Além dos projetos feitos no escritório, ele acompanha os engenheiros na fiscalização de obras.

Desde julho de 2017, o Câmpus Criciúma conta com uma Coordenadoria de Estágio, responsável por intermediar o contato com as empresas para a inserção profissional dos estudantes do IFSC. Atualmente, mais de 20 estudantes de diferentes cursos atuam em empresas da região em estágio não obrigatórios. Além destes, outros 33 estudantes de Licenciatura em Química atuam em escolas em estágios obrigatórios do curso.

O Câmpus Criciúma oferece três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Edificações, Química e  Mecatrônica), dois cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Edificações e Eletrotécnica), um curso técnico concomitante ao Ensino Médio (Meio Ambiente), e três cursos de graduação (Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Química).

Paulo Henrique de Campos está na terceira fase de Engenharia Mecatrônica. Incentivado pelo professor Adilson Cardoso, conseguiu um estágio na Rainbow Tech depois de prestar um serviço para a empresa em dezembro do ano passado.

Paulo trabalha na área de produção, realizando montagens de placas eletrônicas, usinagem de caixas plásticas e programação de microcontroladores. Apesar de ainda não ter estudado matérias aplicadas para seu trabalho, o aluno diz que já consegue fazer relações com o que foi aprendido em seu curso.

Para o estudante, a relação com colegas, profissionais e empresas agrega não só na sua vida pessoal e profissional como também para o desenvolvimento de habilidades e atividades da empresa. “Desenvolvi habilidades práticas que não tinha e pude agregar bastante conhecimento na área profissional”, afirma.

Empresas interessadas em contratar estudantes do Câmpus Criciúma podem encaminhar as informações sobre as vagas oferecidas para o e-mail estagio.criciuma@ifsc.edu.br.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO NEWS