Feira Regional de Matemática acontece nesta quarta em Criciúma

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 15 ago 2022 15:41 Data de Atualização: 15 ago 2022 15:49

Acontece nesta quarta-feira (17), em Criciúma, a oitava edição da Feira Regional de Matemática da região carbonífera. O evento, que volta acontecer de forma presencial após dois anos, reunirá 44 trabalhos de escolas públicas e particulares de Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Forquilhinha, Morro da Fumaça e Lauro Müller.

A solenidade de abertura está marcada para as 8h, no ginásio da Unesc, com as presenças de representantes das instituições que compõem a comissão organizadora: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Coordenadoria Regional de Educação e Prefeitura Municipal de Criciúma.

A Feira Regional de Matemática tem como objetivo estimular professores e estudantes a desenvolverem atividades, pesquisas e experiências matemáticas, socializando experiências pedagógicas com as demais instituições de ensino da região e despertando o interesse dos estudantes pela Matemática. Participam do evento estudantes de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante, educação superior, educação especial e professores das redes pública e privada.

De acordo com o professor de Matemática do IFSC, Bazilício Andrade Filho, as instituições que compõem a comissão organizadora estão muito satisfeitas com a movimentação nas escolas para a realização da Feira, depois de dois anos sem o evento que já se consolidou como um espaço importante de trocas entre escolas da região.

“As feiras de Matemática são um espaço de socialização de conhecimentos, de troca de experiências entre professores e alunos, e é uma satisfação voltar a organizar a Feira de Matemática na região da Amrec depois de dois anos, voltar a abrir espaço para que professores e alunos exponham seus conhecimentos”, destaca.

“Para as escolas, a Feira de Matemática é um momento de mostrar o que vem sendo desenvolvido, mostrar as práticas pedagógicas, para os professores é um momento de atuar como formador, apresentar os trabalhos que foram desenvolvidos e também é um espaço de formação. Para o aluno, é uma oportunidade de participar de um evento científico e acompanhar o que acontece nas outras escolas. Enfim, é um momento de aprendizado. Para as instituições que integram a comissão organizadora, que trabalharam muito no último semestre, é uma satisfação ver a movimentação que ocorre nas escolas”, conclui o professor.

Os trabalhos apresentados receberão premiação de Destaque e Menção Honrosa. Entre os destaques, sete trabalhos em todas as categorias serão selecionados para participar da 37ª Feira Estadual de Matemática, que acontecerá de 19 a 21 de Outubro, em Timbó.

VIII Feira de Matemática da Região Carbonífera
Data: