Estudante do Câmpus Canoinhas volta de intercâmbio nos Estados Unidos pronta para novos desafios: sempre quis fazer a diferença no mundo

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 ago 2022 10:32 Data de Atualização: 23 ago 2022 09:20

Foram apenas três semanas de intercâmbio, mas uma experiência que fez toda a diferença na vida de quem quer fazer a diferença no mundo. Única representante catarinense no programa Jovens Embaixadores 2022, Nathália Pereira voltou para Canoinhas ainda mais animada e confiante em seus propósitos. “Esse programa me fez perceber o quão longe eu posso chegar e como todos os sonhos, que eu sempre achei que eram distantes da minha realidade, não são impossíveis, só precisavam ser vistos por um novo ângulo.”

A estudante do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas viajou para os Estados Unidos, entre 1º e 18 de julho, em um intercâmbio de curta duração. Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o programa selecionou cinquenta estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública para serem os jovens embaixadores deste ano. A seleção aconteceu enquanto Nathália estava no curso técnico integrado em Alimentos do IFSC.

“Além de voltar conhecendo muito sobre a cultura norte-americana, eu também voltei com muito mais conhecimento sobre o meu próprio país, por conta das trocas que consegui ter com os outros 49 incríveis participantes que viveram tudo isso comigo. Todas as atividades feitas durante o programa, não apenas nos aproximaram, também nos prepararam para sermos melhores líderes e membros ativos da comunidade”, enfatiza Nathália.

Nos Estados Unidos, o grupo ficou hospedado em duas universidades, na Catholic University of America, em Washington DC, e na Seattle University, em Seattle. Junto com os outros estudantes brasileiros, a jovem de Canoinhas participou de oficinas e workshops sobre elaboração de projetos, trabalho em equipe e melhor uso das habilidades e pontos fortes, como criatividade, empatia e liderança.

E, como não podia ser só trabalho, o grupo também teve momentos de ambientação à cultura local - como uma caça ao tesouro e um churrasco tradicional de 4 de julho, feriado da independência dos Estados Unidos, momentos de descanso e passeios turísticos aos pontos marcantes das cidades visitadas. “Mas a atividade que mais se destacou foi o simulado da ONU [Organização das Nações Unidas], que realizamos no Departamento de Estado em Washington DC”, conta.

Para uma pessoa que mal tinha saído do próprio estado, como Nathália faz questão de lembrar, ir para outro país foi uma aventura como nenhuma outra. Oportunidade que ela obteve por preencher os quesitos do programa, que seleciona estudantes que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

A experiência também foi uma conquista que Natahália divide com o IFSC. “Sempre fui uma pessoa que queria fazer a diferença no mundo, e ingressar no ensino médio na Rede Federal foi o passo decisivo para que isso virasse realidade. O IFSC me apresentou uma rede de apoio e uma série de oportunidades para que eu colocasse todas as minhas ideias em prática e conseguisse ajudar a minha comunidade. Foi graças ao grêmio estudantil do meu câmpus que eu consegui ajudar não só meus colegas a terem uma vida no campus mais digna, mas também criar um espaço democrático para todos os estudantes. E foi por meio dele que eu pude viver a experiência sem igual que é o Jovens Embaixadores.”

Inscrições abertas para novos embaixadores

Para quem se interessou em viver uma experiência parecida com a da Nathália, uma boa notícia: as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2023 já estão abertas. Interessados podem se inscrever até o dia 12 de setembro deste ano. Serão selecionados 50 jovens, com idade entre 15 e 18 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola da rede pública e possuam destaque escolar.

Para mais informações e inscrições, acesse o site: www.jovensembaixadores.org.br.

Os selecionados serão anunciados até 4 de novembro e o intercâmbio nos Estados Unidos, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança e eventuais restrições decorrentes dela, está previsto para acontecer de 13 a 28 de janeiro de 2023.

Para a edição de 2023, poderão se inscrever estudantes que estão atualmente engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e que buscam a solução de problemas em suas comunidades. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os requisitos.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS