Câmpus Chapecó recebe 300 participantes para Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 19 ago 2022 16:47 Data de Atualização: 19 ago 2022 17:41

Cerca de 300 participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos - do IFSC e de outras instituições de ensino -, são esperados para o Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC. O evento será gratuito, nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro de 2022, e terá carga horária de 30 horas. As atividades serão realizadas no Câmpus Chapecó e na Unoesc (em frente ao IFSC), em Chapecó, e serão transmitidas pelo Canal do YouTube do IFSC.

A abertura está marcada para às 9h30 do dia 30 de agosto, no auditório da Unoesc, com a presença do reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior; do pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva; do diretor de Ensino do IFSC, Alencar Migliavacca; da diretora do Câmpus Chapecó, Sandra Agne.

O coordenador do ensino médio integrado do Câmpus Chapecó, Janilson Lotério, explica que o evento visa promover o debate e a reflexão sobre o Ensino Médio Integrado e socializar as produções acadêmica e científica relacionadas ao tema. "São conhecimentos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, educadores, estudantes e demais sujeitos que pensam e fazem a educação”, afirma.

Confira a programação completa do evento no site oficial.

Conheça os palestrantes do primeiro dia (30/08)

Logo após a abertura, no mesmo auditório, iniciam as palestras. A primeira está marcada para às 10h30, com Dante Henrique Moura, atualmente pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que irá tratar sobre “Os desafios do Ensino Médio Integrado no contexto nacional e internacional”. Além de ser professor desde 1986 no IFRN, participou do processo de criação do Mestrado e depois do Doutorado em Educação Profissional do IFRN. Tem experiência na área de administração educacional, e participou dos grupos de trabalho que elaboraram, no Ministério da Educação (MEC), os documentos base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio Integrado.

Já das 14h às 16h30, ocorre a mesa redonda “Ensino Médio Integrado, Novo Ensino Médio e BNCC: contrapontos e tensões”, com os professores Celso João Ferretti (PUC-SP) e Lucas Barbosa Pelissari (IFPR). Ferretti é doutor em Educação, atuando em pesquisas voltadas principalmente a reformas educacionais, ensino médio, educação e trabalho, educação profissional e trabalho. Foi pesquisador da Fundação Carlos Chagas (SP) de 1985 a 2008 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política,Sociedade da PUC-SP de 1988 a 2002. O segundo palestrante, Pelissari, é doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, tem experiência na área de Políticas Educacionais, atuando em temas como interesses de classes e frações de classe na conformação de políticas educacionais, educação politécnica e pedagogias críticas, reformas educacionais no ensino médio e na educação profissional.

No mesmo dia (30/08), às 13h30, haverá o lançamento do livro "Educação Física no Ensino Médio Integrado: especificidade, currículo e ensino - uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conhecimentos", do professor Ivan Carlos Bagnara, do IFRS, e do professor Juliano Daniel Boscatto, do IFSC (Câmpus São Miguel do Oeste).

Ainda será realizada roda de conversa com estudantes (14h às 16h30) e apresentação de trabalhos, a partir das 17h, voltados a três temas: GT1 - Trabalho, educação profissional e políticas educacionais; GT2 - Juventude, currículo integrado e potencialidades formativas; e GT3 - Ensino, pesquisa e extensão e a articulação trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Como participar

Toda a programação do evento é gratuita. Ainda é possível realizar a inscrição para participar como ouvinte, sem apresentação de trabalho. O prazo é o dia 29 de agosto, por meio do site oficial. Outra possibilidade será assistir a transmissão das principais palestras pelo Canal do YouTube do IFSC.

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS