Abertas inscrições para Seminário de Educação, Leitura e Escrita

EVENTOS Data de Publicação: 29 ago 2022 09:30 Data de Atualização: 10 out 2022 10:31

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário de Educação, Leitura e Escrita (Sele), organizado pelos Câmpus Florianópolis e Garopaba do IFSC. O evento, que acontece de 7 a 10 de novembro, de forma online e gratuita, objetiva proporcionar uma interação qualitativa entre professores da Rede Básica de Ensino e pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas, assim como oportunizar reflexões a respeito das práticas de ensino ligadas à leitura, escrita e compreensão de textos.

O SELE também é resultado de ações de extensão e pesquisa desenvolvidas pelo IFSC. Desde 2018, são realizadas edições do curso Leitura: teoria e prática, uma formação continuada na qual professores da Educação Básica refletem sobre estratégias para ampliar a compreensão leitora dos estudantes.

A programação desta edição prevê uma abordagem multidisciplinar no que se refere ao trabalho com a leitura e a escrita, de maneira que contemple a dimensão pragmática do trabalho com a leitura e a escrita, revelando que o ato de ler, escrever e compreender textos em suas diferentes materialidades não está restrito às aulas de língua materna, e, sim entrelaçado com todas as áreas do conhecimento.

O evento pretende entrecruzar a produção científica com as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, promovendo dessa forma o conhecimento de novas ações pedagógicas, bem como os questionamentos e comparações com outras já estabelecidas.

A programação inicia dia 7 de novembro com escritor Cristino Wapichana e a professora Magda Pucci, sob a mediação da docente do Campus Florianópolis, Marizete Bortolanza Spessatto, que debaterão sobre Ler, contar e cantar: a cultura e as histórias indígenas na educação brasileira.

Leitura, linguagem e matemática; Registro e as escritas das infâncias; Como a literatura pode contribuir para a aula de matemática; Práticas antirracistas de leitura literária na escola; Produção textual na Educação Básica, além da Mostra Virtual de projetos estão na programação do 3º Sele.

O evento acontece em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC); e com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Imaruí, Pescaria Brava, além das Secretárias municipais de Educação de Capão do Leão e Santo Antônio da Patrulha. Conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do edital 34/2021 Proeventos 2021/2022.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS GAROPABA NEWS