O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto para modernização do laboratório de drones é contemplado por Edital Finep

PESQUISA Data de Publicação: 30 ago 2022 11:24 Data de Atualização: 02 set 2022 11:56

Dentre 176 propostas inscritas, o projeto Modernização do Laboratório de Drones do Câmpus Florianópolis é um dos contemplados pelo Edital Proinfra 2021 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que tinha por objetivo selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à aquisição de equipamentos e a adaptações de infraestrutura. A proposta será contemplada com o valor de R$ 2.277.608,95, e beneficiará as grandes áreas de elétrica, eletrônica, mecatrônica e engenharia civil.

O projeto contemplado visa equipar e modernizar a infraestrutura do laboratório de drones,  com o propósito de estabelecer um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisa básica, científica e tecnológica, além de viabilizar a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento, ensino e extensão relacionados a multirrotores e demais veículos não tripulados remotamente controlados no Câmpus Florianópolis.  

O professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAE), Leandro de Medeiros Sebastião, e o coordenador do projeto e também professor do DAE, Maikel Fernando Menke, relatam a realização de um levantamento dos equipamentos disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas com focos em drones. “Notou-se uma especificidade relativa às características necessárias para a realização de projetos e atividades nos níveis de tensão, corrente elétrica e potência que usualmente são aplicadas nesses tipos de veículos. A possibilidade de modernização proposta pelo edital Finep mostrou-se oportuna para a aquisição desses equipamentos especificados conforme essa demanda. A implementação de um laboratório focado no desenvolvimento de drones é uma iniciativa da equipe proponente do projeto, que vem contando com um forte apoio institucional, especialmente da Direção do Câmpus Florianópolis, que motivou a equipe a redigir a proposta e conduzir o Câmpus Florianópolis à vanguarda das pesquisas relacionadas a drones”, salientam eles.

Maikel e Leandro afirmam que a modernização do laboratório com os equipamentos destinados ao desenvolvimento de drones possibilitará o fortalecimento das linhas de pesquisa do laboratório, as quais acabam sendo similares às linhas de pesquisa de outros laboratórios e grupos de pesquisa da instituição. “Assim indiretamente ocorre o fortalecimento também de várias linhas de pesquisa da instituição. Fortalecem-se as linhas de pesquisa como eletrônica de potência, eletrônica embarcada, modelagem matemática, simulação, desenvolvimento de ferramentas computacionais, mobilidade elétrica, sistemas de potência, entre outras. Aumenta-se a possibilidade de êxito em diversas parcerias públicas e privadas, submissão de novos projetos, além de publicações relevantes e possibilidade de orientações de trabalhos de conclusão de curso e de dissertações nessas linhas. E beneficiam-se também os cursos técnicos, de graduação, especialização, e mestrado, uma vez que a infraestrutura da instituição impacta diretamente na qualidade destes cursos”, frisam.

Os equipamentos podem ser compartilhados com outros laboratórios, grupos de pesquisa, e departamentos, que atuam nestas áreas, desde os cursos técnicos até os programas de pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e tecnologias. “Poderá dar suporte ao desenvolvimento de pesquisa visando novas aplicações de Drones, bem como otimizar as aplicações já existentes, a infraestrutura proposta visa a aquisição de Drone comercial, equipado com sensor Lidar+RGB, e os respectivos softwares de depuração de dados”, destacam os docentes. Lidar é a tecnologia de Sensoriamento Remoto que realiza medições diretas emitindo luz própria, sendo também categorizado como um Sensor Remoto Ativo.

Futuro

Eles mencionam ainda que, com a modernização do laboratório, se espera a contratação de ao menos dois novos projetos via Polo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) do IFSC nos próximos dois anos, publicação de artigos científicos nas diferentes linhas de pesquisa, submissão de artigos em periódicos nacionais e internacionais, desenvolvimento prático e orientação de trabalhos de conclusão de cursos, desenvolvimento prático e orientação de dissertações de mestrado. “Ainda, com a modernização deste laboratório, espera-se beneficiar cinco teses de doutorado, as quais já estão em andamento envolvendo diretamente ou indiretamente os pesquisadores da equipe científica deste projeto. De forma estratégica, almeja-se um pioneirismo nacional no desenvolvimento de tecnologias associadas aos veículos não tripulados remotamente pilotados e o desenvolvimento de um polo aeronáutico na região de Florianópolis”, revelam.

Eles dizem que, do ponto de vista qualitativo, a utilização do drone, sensores e softwares permitirá que novos e melhores dados sejam adicionados aos projetos de pesquisa, tais como nuvens de pontos mais completas e detalhadas dos distintos ambientes estudados, com diferentes possibilidades de filtragem e classificação de alvos pelo uso dos múltiplos retornos do pulso laser, o que não é possível em comparação com outras plataformas e métodos de aquisição de dados tradicionais. “Do ponto de vista quantitativo, a aquisição do drone abrirá novas possibilidades de pesquisa para os pesquisadores que atuam nas áreas de cartografia, geoprocessamento, topografia, geodésia, engenharia florestal, engenharia elétrica, planejamento urbano, cadastro territorial, entre outras”, complementam.

História

As pesquisas com drones no Câmpus Florianópolis iniciaram após participação de uma equipe de nível médio na competição Fórmula Drone, organizada pela SAE Brasil. Esse evento hoje é inexistente, mas a única participação foi suficiente para despertar o interesse de alunos e professores por essa tecnologia. “A partir do ano de 2021 foi possível viabilizar e organizar uma competição de drones própria do Câmpus Florianópolis, com especial apoio do Edital 05/2020/IFSC, e equipar um pequeno laboratório com esse foco de pesquisa. Em paralelo, houve a busca pelo Câmpus a partir de uma empresa externa da área de drones para viabilizar o projeto e desenvolvimento de uma aeronave para inspeção de linhas de transmissão, assim como outros pequenos projetos de pesquisa de áreas correlatas foram iniciados no Campus”, declaram.

A competição de drones do Câmpus Florianópolis, voltada a alunos de nível médio e superior, está em sua segunda edição e a perspectiva é que o evento seja conduzido anualmente, associado às outras atividades da SNCT. “Atualmente, muitos componentes e subsistemas da tecnologia não são nacionalizados, essa possibilidade de nacionalização é oportuna para que o país acompanhe o desenvolvimento tecnológico relacionado a essas aeronaves. O Brasil possui diversas áreas de aplicação que vão requerer a capacidade tecnológica necessária para suprir essa crescente demanda. Há algumas empresas de drones, desenvolvedores, montadores, etc, no setor privado nacional com uma ótima atuação. A existência de centros de referência, laboratórios de pesquisa e ambientes correlatos no âmbito acadêmico presta um suporte conveniente para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, que viabilizarão o crescimento desse setor no âmbito nacional”, concluem.

Mais

O IFSC, através do Câmpus Criciúma, teve outro projeto contemplado no mesmo edital: Modernização de infraestrutura analítica multiusuário do Laboratório C07 do IFSC Campus Criciúma para produção de biopolímeros avançados

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.