Estudantes e egressos expõem produtos e serviços em evento no câmpus

EVENTOS Data de Publicação: 31 ago 2022 08:58 Data de Atualização: 31 ago 2022 09:29

O Câmpus Florianópolis-Continente recebeu na segunda-feira, dia 29, uma exposição de produtos e serviços que alguns de seus egressos e estudantes oferecem durante a 1ª Mostra de Produtos e Serviços, realizada no hall de entrada do câmpus. O evento fez parte das comemorações do aniversário de 16 anos do câmpus.

Mãe e filha, Marcia Primak e Júlia Primak, egressas de cursos técnicos (Cozinha e Panificação) e de qualificação profissional (FIC) do câmpus, expuseram doces que produzem e vendem como autônomas, incluindo docinhos (brigadeiro, beijinho, entre outros), alfajores, panetones, bolos e compotas. Júlia considera-se “fã” do IFSC. “É uma instituição completa, com professores maravilhosos. Sempre recomendo para quem me pergunta”, diz.

Os doces também estiveram presentes na exposição de Newton Kramer, outro egresso de vários cursos do câmpus, como os técnicos em Cozinha e em Panificação e Confeitaria, a graduação em Gastronomia e curso de qualificação/FIC na área de vinhos. Na Mostra, ele trouxe bombons e macarons, mas trabalha na produção de vários alimentos para festas (salgados e doces), além de ser professor de cursos profissionalizantes. “O que você precisar de comida para uma festa ou evento, eu faço”, comenta.

Assim como Júlia, Newton também diz-se apaixonado pelo IFSC. “Eu amo aqui [o Câmpus Florianópolis-Continente]. Se pudesse, trabalharia aqui”, brinca. Antes de atuar no ramo de alimentação, ele chegou a cursar um semestre de Sistemas de Informação, mas optou por mudar de área e considera-se feliz atuando no ramo que escolheu.

As delícias estiveram presentes, ainda, na exposição da egressa Dorvalina Luiza Pereira, 68 anos, que estudou no Proeja em Gastronomia e fez também cursos de qualificação/FIC no câmpus. Conhecida como “Dona Valina”, ela trouxe pratos salgados e doces, alguns a base de peixe. Orgulhosa de sua origem - gosta de destacar que é manezinha -, a moradora da Costa de Dentro, na parte sul de Florianópolis, fez sucesso com um bolinho de peixe feito com carne de viola e de peixe-espada, espécies comumente pescadas na capital catarinense.

Valina trabalha com produção de alimentos para eventos e também para quem não sabe ou não tem tempo de cozinhar. “A pessoa me paga e eu vou lá na casa dela cozinhar”, resume. A experiência no Câmpus Florianópolis-Continente foi marcante para ela, que chegou a escrever um livro na reta final do curso de Gastronomia. “Essa escola foi uma maravilha na minha vida. Eu me senti valorizada”, diz. Hoje ela mantém um vínculo com o IFSC participando do coral do Câmpus Florianópolis-Centro.

Eventos e turismo

A 1ª Mostra de Produtos e Serviços teve também espaço para as áreas de eventos e turismo do câmpus. Recém-formada no curso de graduação em Gestão de Turismo, Evelin Vargas abordou no evento a promoção de produtos e serviços turísticos, tema que estudou no seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Ela, que trabalha com marketing digital, fez a pesquisa com agências de turismo de Florianópolis, na qual analisou a linguagem adotada para promover produtos e turísticos na capital catarinense.

Egressos do curso técnico em Guia de Turismo trouxeram para a Mostra os serviços oferecidos pelos integrantes do Núcleo Setorial de Guias de Turismo da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), do qual fazem parte. Entre esses serviços, estão os receptivos e city tours, além de outros especializados, como trilhas e turismo religioso. Depois de passar por dificuldades na pandemia, o setor está num momento de recuperação, segundo as responsáveis pelo estande na segunda pela manhã, as ex-alunas do câmpus Dolores Cabreira e Holane Cunha Schondermark, que são coordenadoras do Núcleo de Guias.

Única ainda estudante do câmpus que expôs na Mostra, Janaína Machado Cordeiro está no segundo semestre do curso técnico em Eventos. Ela já organizou nove edições do maior festival estadual de patchwork (Floripa Quilt), tema de sua exposição, e, mesmo assim, conta que já aprendeu muitas coisas novas no curso. “Tô adorando. Todo dia vejo coisas novas e que posso usar na minha prática”, destaca. Essas novidades, conforme ela conta, estão em áreas como o planejamento e as finanças do evento. Janaína começou recentemente a atuar também como bolsista de um projeto de extensão no Câmpus Florianópolis-Continente.

Aniversário

Na abertura da Mostra, houve espaço para celebração do aniversário de 16 anos do Câmpus Florianópolis-Continente, ocorrido em 21 de agosto. Os ex-diretores-gerais Caio Alexandre Martini Monti, Daniela de Carvalho Carrelas e Nelda Plentz de Oliveira, além da atual diretora-geral, Jane Parisenti, e da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Luciane Patrícia Oliari, falaram sobre os seus períodos à frente do câmpus e sobre a importância dele para a formação profissional nas áreas em que atua. Um abraço simbólico ao câmpus, perto do totem na entrada do prédio, e exposição de fotos antigas também fizeram parte das comemorações.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE