Câmpus Criciúma inicia curso de Educação e Gênero para mulheres

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 31 ago 2022 13:05 Data de Atualização: 31 ago 2022 14:38

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está desenvolvendo mais um curso voltado à promoção de cidadania e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com o nome “Educação e Gênero”, o curso do programa Mulheres Sim vai estimular a autonomia das mulheres e culminar com uma feira de exposição de produtos elaborados durante o curso, que tem como foco a produção de sabonetes e aromatizadores de ambiente.

O projeto de extensão foi aprovado no edital interno do IFSC para a implementação do programa Mulheres Sim nos câmpus. O edital havia sido lançado em 2020, mas a execução dos projetos foi adiada em função da pandemia, e uma nova seleção foi realizada em 2022.

No Câmpus Criciúma, o curso tem carga horária de 96 horas, com aulas sobre temas voltados à saúde, à cidadania e aos direitos das mulheres, além de oficinas práticas com foco na geração de renda, nas quais as alunas aprenderão a produzir sabonete, sabão, aromatizadores de ambiente e embalagens, entre outros itens. A primeira oficina foi realizada no dia 29 de agosto e teve como tema a reciclagem de papel. Ao final do curso, entre novembro e dezembro, serão realizadas três palestras com convidados externos, sobre temas relacionados aos direitos da mulher, e as alunas também participarão de feiras para a exposição dos seus produtos.

O público do curso é de mulheres de Criciúma e Balneário Rincão. Algumas já haviam participado de outros cursos realizados no IFSC no primeiro semestre, também com foco em geração de renda e empreendedorismo. Cada aluna recebe um auxílio permanência.

“Elas estão bem empolgadas e contentes com curso. E adorando estar no IFSC. Estou bem contente com o entusiasmo delas, porque é muito bom trabalhar com quem quer aprender. E elas querem aprender muito, tiram dúvidas e têm mostrado muito interesse. Esse é o objetivo do curso”, afirma a servidora Graziele Vefago, coordenadora do Mulheres Sim no Câmpus Criciúma. Participam também as estudantes de Licenciatura em Química Jéssica Costa Paes e Luci Mary Sehn.

A coordenação do curso fará uma nova rodada de inscrição para preencher vagas entre mulheres em situação de vulnerabilidade social de Criciúma e Balneário Rincão. Também foram abertas vagas para mulheres de Urussanga e Içara. É possível se inscrever até o dia 12 de setembro através do formulário on-line (clique aqui para se inscrever). Mais informações podem ser obtidas por telefone, no número 3462 5044.

O Mulheres Sim tem como objetivos estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, contribuir para elevação da autoestima, autonomia e empoderamento, inserir as alunas no mundo digital e capacitá-las para a confecção de produtos artesanais.

No Câmpus Criciúma do IFSC, cursos de capacitação voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade social têm sido uma constante. No primeiro semestre, foram realizados diversos cursos em parceria com as prefeituras de Balneário Rincão, Siderópolis, Criciúma, Urussanga e Içara. A coordenadora de Extensão do Câmpus Criciúma, Michele Guizzo, este tipo de ação aproxima o IFSC de sua missão institucional de promover a inclusão por meio da educação.

“O Mulheres Sim é uma oportunidade de mantermos a oferta de cursos para este público, mantendo a aproximação com as secretarias de Assistência Social dos municípios e com as pessoas atendidas. Algumas mulheres que estão no Mulheres Sim já participaram de outros cursos recentemente, chamaram outras mulheres, e assim não perdemos este vínculo com um público que é tão importante para a missão do IFSC, modificando a vida destas mulheres e trazendo oportunidade para elas”, afirma.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO EXTENSÃO