IFSC inicia terceira turma do projeto Programando o Futuro em Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 01 set 2022 09:43 Data de Atualização: 01 set 2022 09:50

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está participando de mais uma edição do projeto Programando o Futuro, que tem como objetivo capacitar jovens para que possam ingressar em carreiras da Tecnologia da Informação. O curso, iniciado no dia 23 de agosto, contempla jovens que estão prestando o serviço militar obrigatório e também a comunidade em geral.

O projeto é uma parceria entre IFSC, Núcleo de Empresas de Tecnologia da Região da Amurel (AmurelTec), Associação Empresarial de Tubarão (Acit), prefeitura municipal e Batalhão de Infantaria do Exército. Já foram realizados dois cursos, tanto para jovens soldados quanto para comunidade em geral. Neste ano, participam do curso 19 soldados do Exército e 21 jovens da comunidade.

O curso de extensão tem duração total de 120 horas. Destas, 80 horas são destinadas a aulas sobre introdução à programação, com as professoras do IFSC Karolini Rodrigues e Simone da Silva. Nas demais 40 horas os alunos têm encontros com empresários de tecnologia da região, que falam sobre as tecnologias utilizadas pela empresa, o mercado de trabalho da Tecnologia da Informação e o perfil profissional desejado, entre outros temas.

Coordenador do curso, o professor Felipe Schneider Costa explica que o objetivo do projeto é despertar o interesse, sobretudo dos jovens, para a área da Tecnologia da Informação, que dispõe de muitas vagas de trabalho que não são preenchidas por falta de profissionais na região. O curso é introdutório e, para que o estudante ingresse na área definitivamente, requer uma formação complementar, seja em um curso técnico ou de graduação.

“Observamos um grande crescimento das empresas de tecnologia na região. Mas vemos que os profissionais que existem no mercado não conseguem ocupar todas as vagas disponíveis. Assim, empresários, prefeitura e IFSC têm a intenção de formar esses profissionais, mas antes disso despertar o interesse dos jovens para a área de tecnologia, uma área promissora que tem muitas vagas de trabalho. Tanto é que no nosso curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas os alunos, normalmente a partir do segundo semestre, já estão empregados ou em estágios”, explica Felipe.

O Câmpus Tubarão do IFSC oferece o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e também o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De acordo com o diretor-geral do Câmpus Tubarão, Henri Belan, o projeto Programando o Futuro é uma das ações das quais o IFSC participa para qualificar profissionais para atuação no setor de Tecnologia da Informação. Entre as demais, destaca-se também o projeto que leva oficinas de robótica às escolas municipais de Tubarão. São ações que além de abrir portas para os jovens, fortalecem a parceria do IFSC com instituições públicas e privadas da região.

“São ações que visam ampliar o interesse das pessoas nas áreas de Tecnologia da Informação. E já estamos vendo um retorno no número de inscritos para os cursos do IFSC e de outras instituições de ensino na cidade. Além disso, o projeto está permitindo uma maior aproximação entre o IFSC e as empresas da região, permitindo que nossa instituição conheça mais as necessidades locais, melhore os currículos dos cursos. Também contribui para que os empresários conheçam como o IFSC funciona e saibam que podem trabalhar em conjunto com a instituição”, afirma Henri.

CÂMPUS TUBARÃO EXTENSÃO