O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Professor do câmpus Florianópolis-Continente é selecionado pelo IFSC para concorrer a prêmios estadual e nacional para pesquisadores

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 01 set 2022 17:41 Data de Atualização: 02 set 2022 15:42

O professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Florianópolis-Continente, foi selecionado, junto com docentes de outros câmpus, em editais internos do IFSC para concorrer a dois prêmios na área de pesquisa: o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Prêmio Fapesc de Pesquisa.

No Prêmio Confap, de caráter nacional e concedido pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Tiago vai participar agora de uma seleção estadual na categoria “Pesquisador Inovador - Inovação para o Serviço Público”, a ser feita pela  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com resultado previsto para ser divulgado em 20 de outubro.

O Prêmio Confap será concedido a pesquisadores residentes no Brasil que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras, além de profissionais que, por meio de jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade.

O case inscrito para o Prêmio Confap conta a trajetória profissional e acadêmica de Tiago, que publicou seu primeiro artigo em 2010 e, desde então, já teve 89 publicações em 41 periódicos indexados (Qualis ou Scupus) das áreas de administração, turismo e economia. A maior contribuição dele na área de pesquisa é o TourQual, a primeira metodologia de gestão da qualidade em destinos e equipamentos turísticos criada cientificamente, validada e registrada.

Desde 2014 pesquisas acadêmicas e consultorias de mercado têm sido realizadas usando a ferramenta. Em 2021, o TourQual foi finalista do Prêmio Turistech Brasi, promovido pelo Ministério do Turismo e pela a Wakalua (Hub de Inovação da Organização Mundial do Turismo). Ainda no ano passado, foi finalista no Desafio São Paulo de Inovação no Turismo, sendo primeira colocada na categoria “Academia e Consultoria” e terceira no ranking geral. Em 2022, ela foi usada na Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade de Serviços Turísticos, coordenada por Tiago, realizada em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo e considerada uma das maiores pesquisas já realizadas no âmbito do turismo no Brasil, com 223 atrativos turísticos pesquisados em 14 estados brasileiro.

Prêmio Fapesc

Já no Prêmio Fapesc, que está em sua primeira edição, Tiago concorre na categoria “Pesquisador Destaque”, dentro da área de conhecimento “Ciências Sociais Aplicadas”. O objetivo da premiação é valorizar pesquisadores de Santa Catarina cujas conquistas e produções estejam agregando contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento e que tenham relevância para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado catarinense. O resultado da seleção interna do IFSC foi publicado nesta semana e o resultado final do prêmio deve ser divulgado pela Fapesc em fevereiro de 2023.

“Ser selecionado no edital é um reconhecimento da minha carreira como professor e pesquisador e me motiva a continuar pesquisando, inovando e desenvolvendo soluções para a realidade do mercado e para a sociedade. Eu tenho essa visão de que nossa missão é melhorar a sociedade e fico muito feliz que minhas pesquisas e o conhecimento que tenho gerado tem auxiliado nessa missão", comenta o professor do Câmpus Florianópolis-Continente.

 
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE PESQUISA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.