Revista Eja em Debate é contemplada em edital da Fapesc

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 02 set 2022 14:31 Data de Atualização: 02 set 2022 14:50

A Revista EJA em Debate, um dos periódicos do IFSC, foi contemplada no edital 21/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e receberá um fomento de R$ 10 mil. Os recursos serão usados para aprimorar a publicação, com foco no aperfeiçoamento de seu processo de profissionalização e internacionalização. Lançada em 2012, a revista tem publicação semestral e já contabiliza 18 edições.

A revista “EJA em Debate” é um periódico da área da educação, que surgiu a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores do IFSC ao notar a necessidade de se criar um espaço para debater questões referentes à educação de jovens e adultos (EJA). A editora-chefe da revista EJA em Debate e professora do Câmpus Chapecó, Ivelã Pereira. ressalta que a revista tem por objetivo acolher a produção de pesquisas na área da educação de jovens e adultos. “À época da criação da revista, não havia ainda periódicos científicos no Brasil focalizadas somente em EJA, de modo que a revista ‘EJA em Debate’ foi a primeira revista científica do país com tal escopo”, salienta.

Entenda melhor o que é EJA e Proeja neste post do Blog do IFSC

Neste ano, a revista completa dez anos de criação. “Embora tenha galgado muitos degraus de aprimoramento ao longo de todo o seu percurso, o que lhe rendeu até o presente momento qualis B3, ainda necessita de apoio para conseguir alcançar um patamar maior nos quesitos de avaliação da Capes”, explica

Foi pensando nisso que a equipe editorial resolveu inscrever a revista no edital da Fapesc. “O objetivo geral da revista ‘EJA em Debate’ no que tange à captação de recursos no edital 21/2022 da Fapesc é no sentido de aprimorar vários pontos necessários a uma ascensão do qualis da revista, bem como o aperfeiçoamento de seu processo de profissionalização e internacionalização”, destaca. A docente explica que isso será feito a partir dos objetivos como promover a indexação da revista em bases importantes e ampliar a divulgação da revista em eventos acadêmicos, redes sociais e instituições de ensino. Além disso, a equipe editorial pretende melhorar a qualidade dos textos publicados, a partir da contratação de profissionais revisores de texto, e possibilitar melhorias na diagramação da revista e nas ilustrações de capa, com o auxílio de profissionais da área do design.

A revista EJA em Debate leva em conta vários objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS/ONU). Ivelã explica que os alunos que usufruem da EJA apresentam grande vulnerabilidade escolar, histórias de fracasso escolar ou necessidade de parar os estudos quando adolescentes, por conta da pobreza. “Ao voltarem para escola, estão na luta pela diminuição da desigualdade social em que eles e suas famílias se encontram, uma vez que a educação de qualidade é uma mola propulsora para ascensão social”, complementa.

Segundo a professora, investir na EJA - em diversas esferas, inclusive em publicações acadêmicas - é contribuir para que haja um bem-estar e justiça social para jovens e adultos que se encontram marginalizados. “Desse modo, investir em uma revista cujo tópico é EJA consiste em investir indiretamente numa parcela da população com grande vulnerabilidade, impactando indiretamente na erradicação da pobreza”, ressalta.

Mais sobre a revista

No começo, a publicação era anual. Desde 2016, as edições passaram a ser semestrais. Outra mudança é que, no início, havia a versão impressa da revista e a versão on-line, mas atualmente a publicação só é disponibilizada de forma digital.

Os textos publicados na revista devem ser resultantes de pesquisas inéditas, que possam contribuir para ampliar as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos. As seções que a compõem são: Teoria e prática pedagógica; Currículo; Formação de professores; Políticas Públicas; Gestão; e Reconhecimento de saberes.

A revista recebe textos em fluxo contínuo, ou seja, os autores podem enviar textos a qualquer momento e eles são avaliados conforme chegam à revista e de acordo com a disponibilidade dos avaliadores contactados. A publicação aceita resenhas, artigos de revisão bibliográfica, artigos originais, relatos de experiência e ensaios dissertativos. Alunos de graduação,mestrado e doutorado podem submeter material, desde que os textos sejam escritos em coautoria com seu(s) orientador(es), sendo que este deve apresentar título de Doutor. Para saber mais detalhes sobre as condições de submissão, clique aqui.

A próxima edição da revista EJA em Debate deve ser lançada em breve.

Consulte aqui todas as edições da revista EJA em Debate

INSTITUCIONAL NEWS