Câmpus Araranguá promove ações no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

EVENTOS Data de Publicação: 12 set 2022 15:09 Data de Atualização: 15 set 2022 13:20

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove, nos dias 21 e 22 de setembro, uma série de ações voltadas à reflexão e ao debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência e acessibilidade especialmente na educação. A ação marca a passagem do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. As atividades são voltadas aos alunos dos cursos técnicos e superiores.

Comemorado por movimentos da sociedade civil desde 1982 no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficializado em 2005, com a promulgação o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A data foi escolhida por ser também Dia da Árvore e estar próxima do começo da Primavera, representando a renovação da luta das pessoas com deficiência.

No IFSC Câmpus Araranguá, o Núcleo de Acessibilidade Educacional e o GT de Temas Transversais em Educação organizaram uma programação com atrações culturais e discussões sobre inclusão e acessibilidade.

No dia 21, à tarde, haverá apresentação da fanfarra da Apae de Araranguá. À noite, será realizada uma roda de conversa e relato de experiência com a professora aposentada Maria Nelma Gomes Costa, o professor Herlon Charles Motta e o servidor do IFSC Bruno José de Souza. Os professores farão um relato de suas experiências como pessoas com deficiência, enquanto Bruno abordará sua pesquisa de mestrado sobre tecnologias assistivas. Já no dia 22, pela manhã, será a vez da Apae de Maracajá fazer uma apresentação cultural aos estudantes.

Confira a programação:

21/09 – intervalo da tarde