Dupla titulação: alunos da Engenharia Mecânica já estão em Portugal

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 15 set 2022 11:54 Data de Atualização: 15 set 2022 17:59

Desde o início deste mês de setembro, três alunos do curso superior em Engenharia Mecânica do Câmpus Lages do IFSC estão em Portugal. Guilherme de Souza Andrade, Mateus Coelho Marchiori e Caroline Gralha Chaves ficam até junho de 2023 complementando a formação. Eles foram contemplados no programa de Dupla Titulação, parceria do câmpus com o Instituto Politécnico do Porto (ISEP), onde os alunos do curso realizam parte da formação no país europeu e, ao final da graduação, saem também com diploma de mestrado português.

Uma experiência fora da curva

A chegada é muito recente e os alunos ainda estão em fase de adaptação ao local. "Ainda estamos organizando as coisas, vendo onde vamos morar em definitivo até o ano que vem. Tem sido tudo muito bom", comenta Mateus. Os três alunos são de Lages e estão dividindo a moradia com estudantes brasileiros, do IFSUL, e outros portugueses.

"Uma experiência fora da curva, não tenho palavras para descrever. Eu sabia que seria algo muito bom para meu crescimento em todas as áreas, mas nesses 10 dias já aconteceram tantas coisas... conversei com colegas de sala de várias nacionalidades, franceses, poloneses, italianos, coreanos, alemães e criamos amizades. Os professores são excelentes, e as aulas nem começaram ainda", completa o estudante, aluno da sétima fase do curso.

Tudo novo

Para Caroline Gralha Chaves, tudo é novidade. Ela se interessou em realizar o programa após o colega Guilherme, que também foi contemplado, falar sobre o assunto. "Eu ouvi o Guilherme comentar com a minha professora Natália, coordenadora do curso, sobre a oportunidade. Até então eu não sabia direito o que era, só tinha escutado sobre. Nisso, eu conversei com eles e comecei a pesquisar", comenta.

Uma vez despertado o interesse, Caroline foi pesquisar sobre o programa e sobre o destino, no caso o Instituto Politécnico do Porto (ISEP). O que ela encontrou a ajudou a decidir por ingressar no programa. "Eu descobri a influência global do ISEP, em questão de qualidade de ensino e sua reputação na engenharia e em outras áreas. Eu também fui atrás de conselhos com a família e amigos para saber sobre Porto. Seria tudo novo, eu nunca tinha viajado antes, nem entrado em um avião.", completa.

Grata ao IFSC, Caroline espera sair de lá com muito mais, além do duplo diploma. "Experiência que toda a dupla titulação oferece, tanto do mestrado quanto do network internacional que se cria, me faz acreditar em um rico futuro profissional pela frente, pois aqui eu tenho a chance de me aprofundar em projetos de inovação de uma maneira única que só Porto pode me oferecer, tudo isso graças ao IFSC", finaliza a aluna.

Brilho nos olhos

"Desde que entrei no IFSC eu já procurava algum intercâmbio, para buscar novas experiências. Inclusive tentei o Propicie, mas foi o programa de dupla titulação, que alguns colegas participaram em 2019, que me brilhou os olhos. Poder buscar uma experiência fora do Brasil e ainda obter um grau acadêmico por isso. Este programa unia tudo que eu esperava em nível acadêmico e profissional", ressalta Guilherme de Souza Andrade, aluno da décima e última do curso de Engenharia Mecânica.

Guilherme está com boas expectativas sobre a experiência, assim como seus colegas. "Espero que esta oportunidade oferecida pelo IFSC em parceria ao ISEP possa alavancar ainda mais minha carreira, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, desenvolvendo um trabalho aqui que irá, sem dúvidas, agregar muito ao currículo dos participantes", complementa.

Ensino aplicado

Para a coordenadora do curso superior em Engenharia Mecânica, Natalia Boelter, participar de um intercâmbio é muito importante para o crescimento pessoal do estudante. "Viver a cultura de outro país, conviver com pessoas de outras nacionalidades faz diferença na formação social e cidadã do aluno", diz. Ela explica que, para obter a dupla titulação, os alunos cursam disciplinas e fazem uma dissertação do mestrado aplicada à indústria local durante o estágio.

Logo, segundo a professora, essa oportunidade de, durante o curso, estar na indústria é algo único. "Essa experiência com a indústria em outro país se torna um grande diferencial para o aluno, pois abre portas para retornar a trabalhar lá em Portugal ou em outra sede da empresa.", finaliza.

ENSINO CÂMPUS LAGES INTERNACIONAL NEWS