Câmpus Canoinhas produz divulgação do curso técnico em Alimentos com audiodescrição e tradução em Libras

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 15 set 2022 14:06 Data de Atualização: 15 set 2022 16:30

Com o objetivo de aperfeiçoar, ampliar e tornar acessível a divulgação do curso técnico integrado em Alimentos para a comunidade, um projeto do Câmpus Canoinhas produziu quatro vídeos com informações sobre o curso, perfil profissional, atuação no mundo do trabalho e adaptação de materiais didáticos. O diferencial é que a comunicação é acessível aos sujeitos que são público-alvo da educação especial, com audiodescrição e tradução em Libras.

A estudante do 3º ano do técnico integrado em Alimentos Júlia Victória Pereira é a protagonista da produção. “Adorei essa experiência. Foi incrível participar de um projeto que faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e possam ser realmente incluídas”, conta Júlia, que é cega.

O material foi disponibilizado nas plataformas do Câmpus Canoinhas. “É importante incentivar e fazer com que as pessoas tenham consciência de fazer descrição de imagens e vídeos, para tornar as redes sociais lugares mais acessíveis”, enfatiza a estudante.

Júlia também foi responsável por apresentar on-line o trabalho no Congresso Catarinense de Comunicação e Mediações Contemporâneas (COMUNICA SC), realizado de 18 a 20 de agosto, em Joinville. “Foi um desafio por conta do nervosismo, mas foi muito legal participar”, destaca Júlia.

Conforme a coordenadora do curso e do projeto de extensão “Curso Técnico em Alimentos Integrado ao nível médio: constituição, memória e educação inclusiva”, Luciana Vargas Ronsani, a produção inédita no estado foi pensada em assegurar aos sujeitos o acesso às informações e o ingresso em unidades educacionais, conforme preveem o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e a Lei nº 13.146 - Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

O projeto conta com a participação voluntária da intérprete em Libras da prefeitura de Canoinhas, Marizete Darmorus Pereira, que é mãe de Júlia. Marizete também fez a audiodescrição dos vídeos.

Assista aos vídeos:

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS