Câmpus Joinville divulga vencedores do Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados

ENSINO Data de Publicação: 16 set 2022 16:48 Data de Atualização: 16 set 2022 17:08

Paulo Pimentel Regueira, do 6º módulo do técnico integrado em Mecânica, e Pedro Gustavo Rieck, do 8º de Eletroeletrônica, gabaritaram a prova do 3º Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Câmpus Joinville (ToMaTI) e garantiram suas primeiras medalhas de ouro na competição. A divulgação do resultado e entrega da premiação foram realizadas nesta sexta-feira (16), durante a 3ª Semana da Cultura Geral. A premiação também contemplou três estudantes com medalhas de prata, quatro com medalhas de bronze e seis com menções honrosas.

“Nestas olimpíadas e competições, sempre ganhamos experiência e aprendemos algo novo para usar na sala de aula”, comenta o estudante Pedro, que faz questão de participar de todas as olimpíadas possíveis. Ele incentiva todos os alunos a participarem, mesmo quem está nos primeiros módulos ou não tem muita afinidade com olimpíadas do conhecimento: “é importante participar”. Pedro foi medalha de prata nas duas edições anteriores (2020 e 2021), e Paulo foi prata na do ano passado.

“Queremos que a competição interna seja um incentivo aos estudantes para se autodesafiarem e fortalecerem sua preparação e estudo da matemática”, destaca professor Paulo Amaro dos Santos, que coordena a comissão organizadora do torneio, junto com os demais professores de matemática do câmpus, Joni Fusinato, Júlio Cesar Tomio e Roberta Briesemeister.

Depois das duas primeiras edições remotas e provas on-line, o ToMaTi deste ano foi o primeiro com prova presencial. O teste foi aplicado na terça-feira (13) em dois horários, de manhã e à tarde. Os alunos inscritos tiveram duas horas e meia para responderem a doze questões objetivas, com cinco alternativas cada, e a parte discursiva, com dois problemas.

Clique aqui para acessar as provas

Participação especial

Em visita ao câmpus, o egresso Fernando Lapa, formado em 2014 na primeira turma do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, participou da entrega das medalhas no período da tarde. Atualmente, ele estuda Matemática na University of Victoria, no Canadá.

Medalhista em várias olimpíadas do conhecimento, Fernando chegou a conquistar a medalha de ouro nacional na premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas de 2014 (Obmep). Em seu último ano de IFSC, ele obteve a melhor pontuação entre os alunos de ensino médio de todo o estado de Santa Catarina.

“Todas estas participações, notas e medalhas contaram muito nos processos de seleção para as universidades, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. As experiências fora da sala de aula contam muito no currículo”, comenta Fernando, que sempre teve o sonho de estudar fora do Brasil. Depois de um tempo nos Estados Unidos, foram o estilo e qualidade de vida e a segurança que o atraíram para o Canadá.

Premiações do ToMaTi22

• Medalha de ouro:
  • Paulo Pimentel Regueira (CTI em Mecânica - Mód. 6)
  • Pedro Gustavo Rieck (CTI em Eletroeletrônica - Mód. 8)
  • Medalha de prata:
  • Arthur Longhi (CTI em Mecânica - Mód. 6)
  • Bianca Retzlaff (CTI em Mecânica - Mód. 6)
  • Maria Eduarda (Carneiro CTI em Mecânica - Mód. 8)
  • Medalha de bronze:
  • Ana Maria Plucinscki (CTI em Eletroeletrônica - Mód. 6)
  • Guilherme Hoerning Reinert (CTI em Eletroeletrônica - Mód. 6)
  • Guilherme Tonon (CTI em Eletroeletrônica - Mód. 8)