Câmpus Canoinhas produz primeira safra de vinho

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 16 set 2022 17:21 Data de Atualização: 23 set 2022 11:58

Vinho de Mesa Tinto - Variedade “Bordô” - Safra 2022. A primeira safra de vinhos do Câmpus Canoinhas já está engarrafada. O processo de envase foi encerrado na última semana e rendeu cerca de 350 garrafas. No total, foram processados 580 quilos de uva da variedade Bordô, provenientes de cultivo no Planalto Norte catarinense.

Conforme o coordenador do projeto e professor do curso de Agronomia, Douglas Wurz, a produção de um vinho próprio é resultado de um trabalho que começou há quatro anos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Fruticultura e Vitivinicultura do IFSC Câmpus Canoinhas, para instalação de uma estrutura para atender demandas de ensino, pesquisa e extensão na área de fruticultura. “Agora, cá estamos nós finalizando o envase dos vinhos da safra 2022, a primeira de muitas que estão por vir”, comemora professor Douglas.

Toda vinificação foi realizada por estudantes do curso de Agronomia que atuam no Grupo de Fruticultura, como bolsistas de iniciação científica e de extensão. Além da função didática aos estudantes, o projeto tem o objetivo de divulgar o potencial da vinicultura no Planalto Norte catarinense, como geração de renda aos produtores.

A aquisição da uva foi subsidiada pelo projeto de pesquisa “Diferentes períodos de maceração fermentativa e seu efeito na composição físico-química de vinhos elaborados com a uva ‘Bordô’”. O objetivo é avaliar a composição físico-química e a qualidade de vinhos desta variedade, elaborados com diferentes períodos de maceração das uvas.

Após as análises, as informações técnico-científicas levantadas pelo Grupo de Fruticultura do IFSC serão repassadas aos produtores rurais, em palestras, cursos e capacitações, para que possam conhecer as melhores técnicas de vinificação para a uva produzida na região, possibilitando a elaboração de vinhos de qualidade.

CÂMPUS CANOINHAS PESQUISA NEWS