Estudante de Jaraguá do Sul chega a Portugal para intercâmbio de três meses

INTERNACIONAL Data de Publicação: 16 set 2022 18:09 Data de Atualização: 16 set 2022 18:23

“O que o mundo tem a oferecer a nós aqui do Instituto?” Para buscar respostas a essa pergunta, o estudante Bruno Marcon, do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, embarcou nesta semana para um intercâmbio de três meses em Portugal. Ele desenvolverá um projeto no Instituto Politécnico do Porto (IPP) em que colocará em prática conhecimentos adquiridos dentro e fora do IFSC, ao mesmo tempo em que poderá conhecer novas culturas e novas pessoas em sua primeira viagem ao continente europeu.

Com 21 anos, Bruno é estudante de dois cursos em Jaraguá do Sul: está na 3a fase do técnico em Eletrotécnica e na 6a fase da graduação em Engenharia Elétrica. Além disso, possui formação anterior num curso técnico em Informática. “Essa minha experiência me permitiu escolher entre os projetos disponíveis no edital de intercâmbio e acabei optando por concorrer à vaga ligada ao curso de Eletrotécnica”, conta.

Em Portugal, o projeto do qual Bruno participará tem o objetivo de aplicar conhecimentos de informática e eletrônica a sistemas de saúde (confira aqui o site do projeto). “Me identifiquei muito com essa proposta. Já participei de maratonas de desenvolvimento [hackathon] e meu hobby era brincar com isso. Também trabalhei com IoT [internet das coisas] e com automação. Então meu olho brilhou quando vi a oportunidade de desenvolver algo assim”, destaca o estudante de Jaraguá do Sul.

Mas não foi apenas a área de atuação que levou o estudante a se interessar pelo intercâmbio. Esta será a primeira vez que ele irá para tão longe no mapa, o que representará um desafio também pessoal. “Vai ser um grande teste para mim: como vou me sair sozinho lá fora? Tenho certeza que será uma experiência incrível. Mesmo sendo na nossa língua nativa, também quero ir além e tentar praticar meu inglês. Cheguei a dar aulas de inglês no passado, mas faz dois anos que não dou aula e quero ver como vou me sair utilizando essa língua estrangeira lá fora”, explica.

Durante o período em que estiver no exterior, Bruno terá que enviar todos os meses um relatório do seu trabalho desenvolvido no IPP. Uma das pessoas que receberá os relatórios será o orientador do aluno no Brasil, o professor Arthur Garcia Bartsch, que coordena o curso técnico Eletrotécnica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. “Não poderia ter uma pessoa melhor para me orientar. Ele foi fundamental no processo e sempre me apoiou, por isso sou grato também ao professor Arthur”, agradece o estudante.

O retorno ao Brasil está marcado para o dia 11 de dezembro. Para saber mais sobre o programa de intercâmbio do IFSC, clique aqui.

INTERNACIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU NEWS