Hotel Tecnológico tem mais três projetos aprovados

INOVAÇÃO Data de Publicação: 19 set 2022 17:52 Data de Atualização: 19 set 2022 18:03

O Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba aprovou mais três projetos para incubação. O resultado do edital foi divulgado no início do mês:

1º - Bitucas de Cigarro e Artesanato Sustentável. Equipe: Adriane Cumaru; Adriana dos Santos; Alan Silva; Aline de Oliveira e Fernanda Martins;

2º - Pesquisa e Multiplicação de Microorganismos para Fermentação e Coragem de Queijos Artesanais Tipo Francês. Equipe: Sophia Barrilli; Grazieli Pereira da Silva; Ana Carolina Sedrez; Gabriela da Silva Alves; Elizabeth M. J. Schober e Alan Bruno Ferreira.

3º - Repropositar – coleta de lixo eletrônico. Equipe: Yuri Lourenço Ribeiro; Ettore Cerreti; João Paulo Miranda Gomes e João Sidharta Ramirez Sepúlveda.

A apresentação dos projetos foi realizada no auditório do Câmpus Garopaba na quarta-feira (14), quando também estiveram presentes os mentores do Hotel Tecnológico, representantes da comunidade externa escolhidos via edital: Victor Gaspareto Mabilia; Juliandro Roberto Llaneza Rosa; Karen Giane Jenisch Costa; Elizangela Bostoluzzi; Diana Melim Werlang e Cristiane Cibele Pizzatto.

O Comitê Gestor do Hotel Tecnológico é formado pelos seguintes servidores: Rodrigo Balbinot Reis; Telma Pires Pacheco Amorim; Rafaela Escobar Bürger e Leia Ruwer.

Oportunidade para boas ideias

O Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba foi criado como uma pré-incubadora para o desenvolvimento de projetos de estudantes e egressos, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades a formação empresarial; estímulo à postura empreendedora; incentivo à criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica, e aproximação do meio acadêmico do mercado profissional. As ideias hospedadas recebem consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado.

A professora Rafaela Bürger, que faz parte da equipe gestora do Hotel Tecnológico, explica que as ideias incubadas resultam de projetos de extensão e pesquisa dos próprios alunos do câmpus. “É muito importante para os alunos dos nossos cursos terem uma visão de futuro e que possam identificar oportunidades de trabalho. Muitas vezes são alunos que não querem sair da região, mas não encontram oportunidades de bons empregos e acabam criando oportunidades”, explica a professora.

Rafaela participou mais diretamente dos projetos Bitucas de Cigarro e Repropositar, iniciativas que ela classifica como empreendedorismo social voltado à preservação do meio ambiente. O Repropositar já está inserido em várias escolas de Garopaba e região. A professora acredita que o projeto pode se tornar uma rede de coleta, distribuição e tratamento de resíduos eletrônicos.

Já o projeto Bitucas, que trabalha com o artesanato a partir de uma massa criada com bitucas de cigarro, é uma oportunidade de renda especialmente para mulheres. A ideia é produzir peças artesanais com a temática da natureza e turismo local de Garopaba. “Eu vejo eles muito inseridos na região, conseguindo fornecer não somente matéria-prima para pessoas que precisam de emprego, mas também coletando esses resíduos que danificam o meio ambiente e ajudando a comunidade”, completa Rafaela.

Durante a pandemia, o Hotel Tecnológico realizou monitorias e atendimentos on-line, porém, segundo Rafaela, a interação e troca de experiências foi prejudicada. Com esse novo edital, todas as ações voltarão ao presencial, o que representará um ganho para os participantes.
INOVAÇÃO CÂMPUS GAROPABA NEWS