Programa possibilita realidade de duas titulações a seis estudantes do Câmpus

ENSINO Data de Publicação: 22 set 2022 11:32 Data de Atualização: 22 set 2022 11:45

Expectativa: fazer intercâmbio. Realidade: chance de obter duas titulações. Seis alunos do Câmpus Florianópolis estão embarcando para Portugal nesses dias para concretizar essa oportunidade de ser bacharel em engenharia no Brasil e mestre no país europeu, através do programa Dupla titulação. Essa iniciativa, também ofertada pelo Câmpus Lages, tem a finalidade de promover a mobilidade internacional dos estudantes, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana. Durante um ano, os estudantes participam de aulas no Instituto Politécnico do Porto (ISEP) ou no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), além de desenvolverem seu trabalho de conclusão de curso, com apoio financeiro do IFSC.

Júnior Junckes Hounoski, Manoela Junckes, Eduardo Tarifa, Renata Bento irão finalizar seu curso no IPP; e José Gustavo Greve e Lucas Sagas, no IPS. Para Júnior, Manoela e Renata Bento o desejo por fazer intercâmbio é comum há muito tempo. “Desde muito novo eu tinha vontade de fazer intercâmbio, muito antes do IFSC”, diz Hounoski, que ficará em Portugal pelo período de um ano.

Renata, que a princípio fica no Instituto Politécnico do Porto por 10 meses, está animada com a experiência. “Acredito que vou aprender muito com esta viagem, tanto em vida pessoal, estudantil e profissional. Será um novo horizonte de possibilidades”, destaca a acadêmica de engenharia, que busca, após a formatura, a demonstração de interesse para o retorno ao país europeu e formação de doutorado. “Algumas pessoas que já fizeram, receberam a proposta para retorno e estudar lá novamente, espero ter a mesma possibilidade”, diz ela.

Para Manoela, ter a Dupla Titulação é uma oportunidade muito interessante. “Com o mesmo trabalho consigo adquirir os dois títulos, e enriquecer meu currículo”, ressalta a aluna, que retorna de Portugal em Agosto de 2023. Segundo ela, a expectativa de aprendizado e incremento na vida estudantil, pessoal e futuro profissional é ter oportunidade de conhecer novas pessoas de diferentes culturas, experimentar coisas novas e colecionar momentos e memórias. Júnior compartilha da mesma posição: “tentarei aproveitar ao máximo essa oportunidade e quem sabe uma experiência profissional também. Expectativa muito alta de crescimento em todas as áreas de minha vida”.

Ele conta que para a seleção, seu preparo foi manter um bom rendimento acadêmico. “A seleção depende da nota geral do curso, assim, sempre me preparei para ir bem nas provas e ter nota suficiente para o processo. Em relação a língua, tenho curso específico de inglês e treino ouvindo músicas”, revelou Renata, que vai cursar o mestrado de engenharia elétrica de lá e algumas disciplinas do curso daqui que fazem validação. Manoela cursará o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, no IPP. “Farei algumas matérias e a dissertação que equivalerá como o trabalho de conclusão de curso, o TCC, do curso de Engenharia Elétrica aqui no FSC”, expõe a aluna.

Hounoski afirma que voltar de Portugal com dois diplomas significa uma realização pessoal e um profissional competitivo no mercado. Manoela reforça que em sua vida acadêmica até o momento colecionou experiências profissionais com alguns estágios em grandes empresas do setor elétrico. “Agora vou poder focar na parte de pesquisa e desenvolver a dissertação, enriquecer meu currículo para no futuro conseguir novas oportunidades”, completa ela, que finaliza: “eu gosto de planejar minha vida por ciclos, e minha meta é concluir este da Dupla Titulação, me formar e receber meus diplomas. O que vem em seguida são cenas para os próximos capítulos que ainda estão em aberto”.

Dupla titulação

Atualmente, o IFSC mantém parceria com o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico de Setúbal para receber alunos dos cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages. Em função da necessidade de semelhança das grades curriculares, um termo de cooperação é firmado individualmente para cada curso.

Os alunos interessados em participar do programa precisam se inscrever no processo seletivo que é sempre divulgado a partir da publicação de um edital. Normalmente, é lançado um edital a cada ano.

Podem se candidatar às vagas os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e/ou de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages que tenham os pré-requisitos indicados em cada edital.

ENSINO NEWS