Roda de Conversa marca o Dia Nacional do Surdo no Câmpus Lages

EVENTOS Data de Publicação: 27 set 2022 00:01 Data de Atualização: 27 set 2022 00:05

Neste 26 de setembro celebra-se o Dia Nacional do Surdo. A data faz homenagem à primeira escola de surdos do país, inaugurada na data em 1857, O Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES). Em alusão à data, o Câmpus Lages do IFSC promoveu uma roda de conversa com dois egressos surdos do câmpus.

Os alunos Gabriel Lima, egresso do curso técnico em Informática, e Daliane Machado Zancheta, do curso técnico em Administração, conversaram com os intérpretes de Libras do câmpus Glauber Lima da silva e Greice Franklin da Silveira Lima no auditório da instituição e contaram sobre a data e sobre suas vidas, desafios e experiências.

Gabriel explicou que a data está englobada no Setembro Azul, um mês que a comunidade surda lembra de datas importantes. A cor faz referência à faixa na qual os nazistas identificavam as pessoas com deficiência nos campos de concentração. Também contou como chegou ao IFSC e o interesse em fazer o curso. “Em 2012 iniciei o curso de Informática. Não fui sorteado no primeiro momento, mas logo depois entrei e consegui me formar em 2013”, disse. Hoje Gabriel trabalha numa grande empresa de tecnologia de Lages faz 8 anos.

Já Daliane se formou no Técnico em Administração e também já está trabalhando. Ela veio ao Câmpus Lages do IFSC conhecer os cursos e se interessou. Participou do processo seletivo e conseguiu entrar. O auxílio da instituição, com o cumprimento da legislação colocando um intérprete de LIBRAS, foi fundamental. "Fui chamada para entrevista de emprego e foi tudo normal, me perguntaram sobre coisas relativas à administração e fui aprovada. Estou muito feliz em conseguir meu primeiro emprego, e isso graças ao curso que fiz no IFSC", completa.

Ambos falaram de preconceito e das dificuldades que enfrentaram em suas vidas. Também, sobre o que pode mudar e melhorar na relação e aceitação das pessoas com deficiência na sociedade. Para conferir a Roda de Conversa completa acesse a transmissão no canal do IFSC Lages no youtube.

EVENTOS CÂMPUS LAGES NEWS