Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus recebe primeira fonte de soldagem a laser do IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 30 set 2022 11:39 Data de Atualização: 30 set 2022 18:39

O Câmpus Florianópolis recebeu no início de setembro a primeira fonte de soldagem a laser manual do IFSC. “O equipamento certamente vai originar trabalhos de pesquisa, trabalhos de conclusão de cursos e publicações. Esta fonte é o primeiro equipamento de soldagem laser do IFSC no estado e certamente vai dar origem a pesquisas inéditas na nossa instituição”, destaca o professor do Departamento Acadêmico Metal Mecânica, Erwin Werner Teichmann. 

Segundo ele, o processo pode ser utilizado para a soldagem com alta velocidade de peças finas e também na manufatura aditiva. Dessa forma, todos os cursos técnicos e de engenharia da área metal mecânica são beneficiários da aquisição. “O processo é inovador em vários aspectos desde a fonte de energia - laser de fibra - até a aplicação em soldagem manual. Estamos prevendo o seu uso na soldagem de peças de precisão e na soldagem robotizada, acoplando o cabeçote laser ao manipulador disponível no Labilaser”, destaca Teichmann, que complementa: “A máquina de soldagem laser é do fabricante DMK e tem 1500 W de potência e vai integrar o patrimônio do novo Laboratório de laser, soldagem e automação – “LabiLaser”  do DAMM".

Estas aplicações devem incluir também a manufatura aditiva com laser LMD-W - Deposição de metal a laser com arame. Erwin revela que a estreia vai ocorrer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com a oficina de soldagem laser e alerta: “as inscrições abrirão em breve. Vamos receber o pesquisador Andres Gasser do Fraunhofer de Aachen, líder do grupo Laser Metal Deposition (LMD), no final deste ano por dois meses. Ele deve nos apoiar no desenvolvimento de aplicações para o processo laser”. 

A compra foi realizada pelo projeto Inserção de Veículos Elétricos em Frotas Públicas, através da Conversão de Veículos a Combustão para Tração Elétrica, em conjunto com a Aneel/Celesc/Embrapii/IFSC ConverTE. O equipamento passou por um processo de especificação e seleção de fornecedores ainda no final do ano passado, e o pedido foi colocado no início deste ano. O equipamento é importado da China. “Tivemos muita dificuldade em encontrar transporte via navio o que atrasou a sua entrega”, finaliza Erwin. 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.