Câmpus Araranguá promove edição conjunta da SNCT e da Semana de Arte e Cultura

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 06 out 2022 14:46 Data de Atualização: 13 out 2022 15:05

Com uma programação aberta à comunidade, o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove, de 17 a 21 de outubro, uma edição conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da Semana de Arte e Cultura (SAC). Durante uma semana, estudantes, servidores e público em geral poderão acompanhar palestras, participar de oficinas práticas e assistir a apresentações artísticas e culturais. É a primeira edição presencial depois de dois anos de eventos virtuais realizados em função da pandemia.

Para participar, estudantes, servidores e público em geral devem realizar inscrição prévia nas atividades desejadas, que possuem vagas limitadas. Para conhecer a programação completa e realizar a inscrição, acesse o formulário (clique aqui).

“Voltamos à presencialidade com a oferta de uma variedade de atividades, como mostras, experiências didáticas, roda de conversa, oficinas, minicursos e o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Seminário será presencial, no Auditório, e serão convidadas as turmas dos técnicos integrados e técnicos subsequentes para assistir aos trabalhos, um momento importante para socialização das projetos integradores, de pesquisa, extensão e ensino realizados na instituição”, afirma Karoline Nazário, integrante da comissão organizadora.

“Nessa edição juntamos a SNCT com a SAC, o que será um diferencial, pois além do aspecto científico nossa Semana é abrilhantada com apresentações artísticas e culturais. Nossa ideia é promover a integração e proporcionar espaços de debate sobre a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, bem como a divulgação para todos das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFSC Câmpus Araranguá, envolvendo a comunidade acadêmica e externa”, detalha.

Arte e Ciência

A SNCT é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No IFSC, a edição 2022 seguirá a temática nacional:  "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil". A SAC também é um evento anual dentro do IFSC, mobilizando todos os câmpus para a exibição de produções e manifestações artístico-culturais desenvolvidas no âmbito do IFSC e também na comunidade externa.

Em 2022, o Câmpus Araranguá do IFSC mesclou a programação dos dois eventos. O resultado é uma programação repleta de minicursos e oficinas relacionados aos eixos tecnológicos da instituição, visitas guiadas ao Câmpus, exposição de trabalhos e Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão, palestras, lançamentos de livros e uma série de apresentações artísticas e culturais. A participação é aberta ao público externo.

Escolas também estão sendo convidadas para participar das atividades. Seis escolas de Araranguá, além da Casa da Fraternidade, vão visitar o IFSC neste período. Os alunos visitantes conhecerão os laboratórios, participarão de experiências didáticas e também assistirão às apresentações artísticas da SAC. “Além das escolas vamos receber o CIEE, que fará uma exposição dos serviços e os alunos vão participar das visitas guiadas, e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola de Educação Básica Municipal Juvenil da Cunha Colares, do município de Sombrio. Este último vai participar da mostra de Tecnologia Assistiva em conjunto com o LABTA do Câmpus Araranguá”, conta Karol.

CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS SNCT