Conheça os cursos do Câmpus Joinville com inscrições abertas pelo Vestibular Unificado UFSC/IFSC

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 07 out 2022 10:17 Data de Atualização: 07 out 2022 10:59

Pelo Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023, o Câmpus Joinville do IFSC tem vagas para os cursos superiores de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Gestão Hospitalar. As inscrições estão abertas até 13 de outubro.

Todos os cursos são gratuitos e têm ótima conceituação: Gestão Hospitalar é nota 4 no Enade; Engenharia Elétrica obteve conceito 4 no processo de reconhecimento; e Engenharia Mecânica recebeu conceito 5 do MEC.

As 80 vagas disponibilizadas pelo Câmpus Joinville estão divididas entre os dois semestres de 2023:

Conheça os cursos

Tecnologia em Gestão Hospitalar

Com 2.640 horas/aula, o curso tem duração de seis semestres, com aulas à tarde – para quem ingressar no 1º semestre – ou à noite, para quem optar pelo ingresso no 2º semestre. O curso possui ambientes de aprendizagem voltados para o desenvolvimento das competências previstas ao perfil profissional, como salas de aula climatizadas e com equipamentos de multimídia, laboratórios de informática, auditório, biblioteca e salas de estudos.

A área de atuação do tecnólogo em gestão hospitalar é bastante abrangente, e pode trabalhar em hospitais e seus setores, clínicas e unidades de saúde, órgãos públicos, laboratórios médicos, empresas prestadoras de serviços em saúde e consultorias.

O profissional atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. É ele quem organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contratos e convênios. Pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços, presta suporte aos setores-fins, sempre atento à dimensão humana que tal trabalho requer.

Engenharia Elétrica

Ofertado no período noturno, o curso tem carga horária de 4.060 horas/aula e duração de dez semestres. O curso de Engenharia Elétrica tem como base disciplinas da área de Física, Matemática, Química e Informática, com grande ênfase em aulas práticas e em experiências de laboratório, tanto que tem treze laboratórios à disposição.

A formação profissionalizante envolve aulas de instalações elétricas, equipamentos elétricos, sistemas de energia, eletromagnetismo, máquinas elétricas, mercado de energia elétrica, entre outras. O engenheiro eletricista lida com o desenvolvimento de tecnologia voltada, principalmente, para os sistemas elétricos, atuando na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele também coordena, planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, sistemas de potência, automação e produção industrial.

O campo de atuação é bem amplo: empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; concessionárias e comercializadoras de energia; empresas de tecnologia e de soluções em engenharia, computação e novos empreendimentos; pesquisa e desenvolvimento; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; universidades, institutos federais e centros de pesquisa.

Engenharia Mecânica

O curso tem duração de dez semestres, com 4.160 horas/aula e duração de dez semestres. A formação é voltada também ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo, gerenciamento de equipes de trabalho e interpretação e aplicação de legislação e normas de segurança, de saúde do trabalho e ambientais.

O bacharelado em Engenharia Mecânica forma profissionais de engenharia capacitados para atuar no desenvolvimento de produtos e processos, planejamento da instalação e manutenção de máquinas e sistemas, projetos de estruturas e equipamentos e outras atividades da área.

Fazem parte da área de atuação: indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos); indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos); produção de veículos; setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização); indústrias que produzem máquinas e equipamentos; empresas prestadoras de serviços; institutos e centros de pesquisa; órgãos governamentais; escritórios de consultoria; universidades e institutos federais.

Como se inscrever

As inscrições para o Vetibular Unificado vão até 13 de outubro. Antes de se inscrever, é preciso ler com atenção o edital do concurso. O documento completo está disponível no site www.vestibularunificado2023.ufsc.br. O candidato deve escolher apenas uma graduação entre as opções ofertadas pelas duas instituições. No total são 5.506 vagas, sendo 4.542 para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 964 para o IFSC.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza o atendimento telefônico pelo (48) 3721 9951 (de segunda a sexta, das 9h às 17h) ou envio de e-mail pelo coperve@coperve.ufsc.br para prestar esclarecimentos sobre o concurso.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro das 14h às 19h.

Ingresso pelo Sisu

O restante das vagas dos cursos de Gestão Hospitalar (20 em cada semestre), Engenharia Elétrica (20 no 1º semestre) e Engenharia Mecânica (20 no 2º semestre) e as 24 vagas do curso superior de Enfermagem (1º semestre) serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para quem fizer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JOINVILLE NEWS