IFSC do Rau inicia projeto de educação antirracista

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 27 out 2022 11:03 Data de Atualização: 27 out 2022 11:06

Teve início, no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, o projeto de pesquisa “Educação Antirracista no IFSC: uma análise da presença e/ou ausência a partir de documentos orientadores”. Conduzido pelo professor Marcelo Silva de Jesus, o projeto foi aprovado no Edital Universal (02/2022/Proppi) e terá duração de um ano.

Segundo o professor, a Educação Antirracista se constitui em um importante instrumento a contribuir para redução de desigualdades históricas para com a população negra no Brasil. No entanto, a efetividade desse movimento deve envolver todas as esferas de poder, assim como todos os espaços de produção de conhecimento, como os Institutos Federais.

A primeira reunião do projeto ocorreu no dia 20 deste mês, com os bolsistas dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica.

O professor e os bolsistas irão analisar documentos do IFSC para compreender de que modo o Instituto tem elaborado e implementado políticas e ações que se caracterizam como práticas de uma educação antirracista. “Entendo que a compreensão da presença e/ou ausência dessa temática nos diferentes câmpus é de extrema importância para a elaboração de estratégias visando a construção de um instituto mais democrático e inclusivo para pessoas negras”, destaca Marcelo.

“Que possamos, juntos, escurecer nossas ideias para a construção de um Instituto mais democrático, com igualdade de oportunidades, com diversidade e vida!”, aponta o coordenador do projeto.

Para mais informações, entre em contato com o professor Marcelo Silva de Jesus pelo e-mail marcelo.jesus@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU PESQUISA NEWS