Conheça o servidor: Alex Restelli

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 31 out 2022 16:59 Data de Atualização: 31 out 2022 17:05

O Informativo do Câmpus São Lourenço do Oeste apresenta, neste mês, o servidor Alex Restelli, coordenador do curso técnico em Logística. Conheça um pouco mais sobre o professor na entrevista abaixo.

Há quanto tempo trabalha no Câmpus SLO? E em qual área/setor atua?

Alex - Tenho mais de 5 anos de atuação no IFSC. Atuo como docente da área de Administração e atualmente sou coordenador do curso técnico em Logística.

Qual sua formação acadêmica?

Alex - Antes da docência, além de empreender, atuei por mais de 17 anos na iniciativa privada em indústrias, comércios, prestação de serviços e cooperativas; sendo assim torna-se interessante trazer situações práticas e vivenciais aos estudantes.

Sou administrador, técnico em Eletromecânica e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em gestão dos sistemas produtivos e ênfase em modelos e métodos de suporte à tomada de decisão. Também tenho licenciatura em Docência para a Educação Profissional, além de especialização em Gestão de Negócios e Logística.

Com quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos?

Alex - Minhas pesquisas são ligadas às áreas de Administração de Empresas, Gestão da Produção, Logística, Métodos de Decisão Multicritério, Empreendedorismo, Ensino Híbrido e Fundição.

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no câmpus?

Alex - Atualmente, estou coordenando o projeto de extensão IFSC - Logística reversa, promovendo o reuso, reutilização e a reciclagem. Este projeto tem por objetivo promover a visão de sustentabilidade e implementar ações de impacto ambiental, econômico e social por meio da atuação na Logística Reversa de Produtos com potencial de poluição e sem cadeias de coleta, reuso ou reciclagem efetivas pelos fabricantes na cidade de São Lourenço do Oeste.

Espera-se com este projeto realizar a divulgação perante a comunidade dos conceitos de Logística Reversa, uso, reuso e reciclagem, realizando a identificação de produtos com potencial poluidor à natureza existentes nos lares lourencianos e passíveis de trato pelos alunos do IFSC. Assim, busca-se estimular o trabalho em equipe, interdisciplinaridade e senso crítico dos discentes visando a formação de profissionais conscientes de seu papel socioeconômico e ambiental.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação

Alex - Como indicação de livro, sugiro Empreendedorismo 360º - A Prática na Prática, de Jerônimo Mendes (2017). Nas palavras do próprio autor, este livro busca demonstrar que o empreendedorismo pode ser estimulado e aprendido; entretanto, é necessário entender os conceitos existentes, incorporar o espírito empreendedor, ter uma visão clara de onde se quer chegar e, por fim, assumir a responsabilidade sobre os atos de empreender. Uma excelente opção para que busca empreender em novos negócios. Desejo sucesso a todos.

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS