Palestra aborda questões étnico-raciais na produção e na circulação de conhecimento

SNCT Data de Publicação: 03 nov 2022 15:59 Data de Atualização: 03 nov 2022 16:05

O conhecimento é para todos? Ele vem de todos? Essas duas perguntas deram título à palestra ministrada pelo professor Luiz Herculano no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau na última quarta-feira (26), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O docente, que é negro e atua no IFSC de Gaspar, abordou questões étnico-raciais durante sua fala com estudantes em Jaraguá do Sul, mostrando que a circulação do conhecimento também sofre influência de escolhas ligadas ao racismo.

Segundo o professor de Gaspar, pode-se entender que a maneira como se traz informações é repleta de um conjunto denso de escolhas que nem sempre levam em consideração a diversidade e as singularidades. “Nesse contexto, o preconceito, a estereotipação e a discriminação passam a ter vez, tornando-se muitas vezes protagonistas de propostas pedagógicas e de momentos de socialização de experiências de cunho social, política, econômica e cultural”, destacou.

SNCT CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU NEWS