Jovens Embaixadores: estudante do Câmpus Canoinhas é selecionada para programa de intercâmbio nos Estados Unidos

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 07 nov 2022 12:49 Data de Atualização: 10 nov 2022 13:44

“Foi uma explosão de alegria junto com a minha família!” Esta foi a reação da estudante do Câmpus Canoinhas Julia Mirela Engel Raabe ao ver seu nome na lista dos 50 estudantes brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2023, que leva estudantes de ensino médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O anúncio dos próximos intercambistas foi realizado sexta-feira (4) pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. Julia irá representar Santa Catarina junto com Igor Avancini, estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Aluna do curso técnico integrado em Alimentos, Julia diz estar muito ansiosa para conhecer os participantes e viver a nova experiência. “Espero aprender muito e desenvolver habilidades pra vida”, destaca. Nos Estados Unidos, os estudantes serão divididos em grupos menores para vivências em cidades diferentes, onde participarão de atividades de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano e visitas a escolas.

Ela deve embarcar no dia 13 de janeiro para a capital norte-americana, Washington, D.C. Mas, a programação começa antes, em 10 de janeiro, em Brasília, com entrevista de visto, orientações sobre a viagem e integração dos intercambistas. “A partir de agora é correr contra o tempo e fazer a emissão do passaporte e demais documentos.”

Além do perfil de liderança, boa relação em casa e na comunidade, o programa exige boa fluência oral e escrita em inglês, excelente desempenho escolar e que os candidatos nunca tenham viajado aos Estados Unidos, entre outros requisitos. Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço, com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade.

Na área social, Julia atua em um projeto de extensão do Câmpus Canoinhas que ensina técnicas de panificação na Associação de Recuperação e Prevenção ao Alcoolismo e Outras Drogas (Arad). Sob coordenação do professor Luciano Heusser Malfatti, o projeto tem como objetivo promover a inserção dos internos no mercado de trabalho formal.

Do preenchimento do pré-cadastro ao anúncio oficial dos selecionados, o processo teve nove etapas que valeram a dedicação e a ansiedade da estudante, que tem 18 anos. “Sempre tive o sonho de fazer intercâmbio nos EUA, e o programa me chamou bastante atenção por reunir jovens de todo o Brasil pra fazer isso de forma gratuita”, conta.

Juia é a segunda aluna do Câmpus Canoinhas participante do Jovens Embaixadores. Neste ano, outra estudante do curso técnico integrado em Alimentos (agora, no superior de tecnologia em Alimentos), Nathália Pereira, participou do programa. Sua viagem aos Estados Unidos aconteceu em julho e também serviu de inspiração para os colegas do câmpus. “Esse programa me fez perceber o quão longe eu posso chegar e como todos os sonhos, que eu sempre achei que eram distantes da minha realidade, não são impossíveis, só precisavam ser vistos por um novo ângulo”, avalia Nathália.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS