Representantes do Câmpus Joinville participam de cerimônia nacional de premiação da Obmep 2019

EVENTOS Data de Publicação: 08 nov 2022 11:33 Data de Atualização: 08 nov 2022 11:46

Em 3 de dezembro de 2019, quando ainda era aluno do 1º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville, Luis Roberto Quintanilla Torrez comemorou ao ver seu nome na lista de medalhistas de ouro da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Quase três anos depois, finalmente Luis recebeu a tão aguardada medalha. A solenidade oficial de premiação da Obmep 2019 aconteceu nessa segunda-feira (7), em Salvador (BA), após o adiamento em virtude da pandemia de Covid-19.

“Esses eventos que reúnem os premiados do país inteiro, como a cerimônia nacional da Obmep e a Semana Olímpica da OBM [Olimpíada Brasileira de Matemática], acabam sendo mais um momento de confraternização e reencontros, onde a premiação acaba ficando em um segundo plano, afinal a medalha de ouro é algo que está ali e pronto. Portanto, esta premiação acaba sendo mais um momento onde o importante é se divertir com a gente que está aqui”, analisa Luis Roberto, que agora mora no Ceará. Graças ao bom rendimento em olimpíadas do conhecimento, ele conseguiu uma bolsa integral e todas as despesas pagas em uma escola de Fortaleza.

Mesmo estudando apenas dois anos Câmpus Joinville, o estudante destaca o impacto que o IFSC teve na sua vida, tanto pela infraestrutura quanto pelo ambiente e pessoas que estimulam o estudo. “Sendo sincero, eu diria que o IFSC foi um dos fatores que ajudou a estourar a ‘bolha’ onde eu vivia. Acabou coincidindo com outras coisas que aconteceram na minha vida, e foi nesse momento que eu percebi que eu queria dar o melhor de mim e comecei a estudar muito mais por conta própria, o que impulsou meu desempenho em olimpíadas”, conta o estudante. A mesma energia contagiou a irmã, Andrea Quintanilla, também medalhista em olimpíadas e colega na nova escola cearense. “Eu forcei ela a estudar também”, brinca Luis.

Troca de experiências

A solenidade da Obmep desta segunda-feira premiou os mais bem colocados entre todos os participantes da olimpíada de 2019, que teve mais de 54 mil escolas inscritas, das quais 49 mil públicas. Ao todo, conforme a organização, foram 579 medalhistas de ouro, dos quais 443 compareceram à cerimônia. O IFSC esteve presente com uma delegação de vinte pessoas. Em 2019, os estudantes do IFSC conquistaram 121 premiações na Obmep.

O professor de matemática do Câmpus Joinville Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos participou da cerimônia como chefe da delegação de Joinville. “Foi um alívio e uma alegria muito grande voltar a participar do evento presencial. Esses dois anos sem a cerimônia foi um período onde não tivemos muito contato com o grupo de medalhistas de ouro e nem com os professores de outros estados e até mesmo de Santa Catarina. Foi bom reencontrá-los, trocar experiências, projetos”, conta professor Paulo Amaro, que diz voltar a Joinville com ideias para novos projetos.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, contribuindo para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Neste ano, está em andamento a 17ª edição da Obmep. As provas das duas fases já foram realizadas, e a divulgação da lista de premiados está marcada para 20 de dezembro.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS