Conheça o Grêmio Estudantil do Câmpus Lages

ENSINO Data de Publicação: 19 nov 2022 14:06 Data de Atualização: 19 nov 2022 14:29

No início deste mês, tomou posse a primeira diregoria eleita do Grêmio Estudantil. A chapa vencedora foi a Central do Estudante, que assumiu as funções no último dia 4 deste mês. Neste textto, conversamos com a presidente eleita do grêmio, Joceli Santos, acadêmica de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages do IFSC.

1 – Como surgiu a iniciativa de se candidatar a presidente do grêmio?

A iniciativa de se candidatar a presidente do grêmio foi pelo apoio da Joyce, que é a Vice-Presidente, pois por ela fazer parte da comissão pró–grêmio e conhecer como tudo funcionaria. A forma dela explicar tornou tudo empolgante, trabalhamos bem juntas e temos a mesma linha de raciocínio, logo as ideias começaram a surgir e formar a chapa com uma equipe que tivesse a mesma empolgação seria incrível, e claro o apoio dos servidores composto pela coordenadoria pedagógica, e o diretor de ensino que foram os envolvidos nessa iniciativa, que fizeram a diferença para tornar isso possível, pois sabemos que são pessoas que podemos contar, e que passam confiança e assistência para ajudar.

2 – Qual o peso da responsabilidade de ser a primeira presidente, se sente preparada?

Primeiro de tudo não é somente ser a primeira presidente, mas sim a primeira chapa do grêmio estudantil, e acredito que seja gratificante para todos que compõem esse time, pois é a primeira vez que está existindo o grêmio para representar os alunos. A chapa é composta pela primeira vice presidente que é a Joyce, a secretária Geral que é a Rayssa, diretor de imprensa que é o Guilherme, diretora social que é a Marieli, diretor de esportes que é o Victor, diretor de cultura que é o Aliçon, diretora de saúde e meio ambiente que é a Luana, e a Presidente que sou eu Joceli. A responsabilidade é imensa, e por mais que o papel da presidente seja dar um rumo ao grupo, quando trabalhamos em conjunto tudo se torna mais fácil, pois juntos decidimos muitas coisas. Eu acredito que preparados a gente nunca vai estar, mas se tiver o apoio das pessoas certas, e tiver um time unido tudo pode dar certo.

3 – Quais são as tuas principais bandeiras/iniciativas para a gestão do grêmio?

O grêmio colabora para integrar a comunidade acadêmica, dessa forma a ideia para a gestão é exatamente essa por meio de eventos executados de acordo com cada cargo e função dos integrantes da chapa, desenvolver atividade que haja participação de todos. Uma das ideias principais é criar uma caixa de sugestão, com atividades de valorização que tenham surgido com as ideias dos alunos que sejam educacionais. Algumas atividades, por exemplo, já estão em andamento, que são: conscientização do meio ambiente, como coleta de latinhas onde podem ser vendidas e o dinheiro convertido ao caixa do grêmio, e campanhas para doações a instituições de vulnerabilidade social, e parcerias com empresa do comércio local de Lages e Otacílio Costa.

4 – Como você avalia a importância dessas representações democráticas para a formação dos alunos

Representar os alunos é não só trazer atividade que os envolvam, mas proporcionar um ambiente que todos possam desfrutar juntos com harmonia, apresentar com transparências as dificuldades e as conquista do grêmio estudantil para trazer melhoramento nos eventos, como o interclasse que é muito comentado e desejado pelos alunos. A ideia de fazer campeonato sempre existiu, mas para conseguir concretizar muitas barreiras foram necessárias passar. Pois o ambiente é muito importante para o ensino, e também para o lazer, pois tudo é aprendizado.

ENSINO CÂMPUS LAGES NEWS