O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mutirão para atendimento a pessoas migrantes e refugiadas será realizado no Câmpus Gaspar

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 23 nov 2022 17:57 Data de Atualização: 23 nov 2022 18:31

Nesta sexta e sábado (25 e 26), será realizado um mutirão para atendimento de pessoas migrantes e refugiadas moradores de Gaspar e Blumenau. A atividade tem o objetivo de contribuir para o acesso da população migrante e refugiada à documentação no Brasil. Os atendimentos serão realizados no Câmpus Gaspar no período da tarde, das 13h30 às 17h30, todos por agendamento prévio. 

Equipes técnicas e voluntários treinados vão auxiliar no preenchimento de formulários, emissão de declarações e conferência da documentação necessária para que migrantes refugiados possam agendar atendimento na Polícia Federal, que é o órgão responsável pela emissão dos documentos. 

Na sexta-feira, a população migrante e refugiada poderá também se vacinar contra diversas doenças e tirar dúvidas sobre direitos básicos, como acesso à saúde, educação, trabalho e assistência social, diretamente com as equipes das secretarias municipais. Estarão presentes as equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Sine, Defesa Civil, Secretaria de Educação e setor de Habitação de Gaspar. Do município de Blumenau, estará presente a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O mutirão faz parte das ações do projeto Integra que está sendo implementado pela ong Círculos de Hospitalidade de acordo com o termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Convênio 917921/2021, e realizado com o financiamento do Edital de Chamamento Público Senajus N° 01/2021. O evento está sendo promovido em parceria com o Câmpus Gaspar do IFSC, as prefeituras de Gaspar e Blumenau, a agência da ONU para as Migrações (OIM) e a Organização Solidária pela Integração e Desenvolvimento dos Imigrantes no Brasil (OSIDI-BR).

Além de abrigar o evento, o Câmpus Gaspar está disponibilizando ônibus para que migrantes e refugiados cheguem até o local. Servidores e estagiários do instituto irão apoiar na realização das atividades durante os dois dias de mutirão. 

Círculos de Hospitalidade 

A Círculos de Hospitalidade é uma organização de sociedade civil com sede em Florianópolis e atuação nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Desde 2015, a ong  realiza projetos nos âmbitos educacional, socioeconômico e cultural com a intenção de facilitar e humanizar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes às sociedades de acolhida. 

 

CÂMPUS GASPAR EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.