Proposição para alteração do Estatuto do IFSC será encaminhada ao Consup

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 02 dez 2022 12:46 Data de Atualização: 02 dez 2022 12:52

O grupo de trabalho responsável por apresentar propostas e melhorias para o funcionamento do Conselho Superior (Consup) do IFSC irá encaminhar ao colegiado proposição de alteração dos artigos 13 e 14 do Estatuto da instituição. As mudanças nos dois artigos foram discutidas na audiência pública realizada nos dias 21 de novembro e 2 de dezembro e que envolveu mais de 100 delegados inscritos.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC e coordenador do GT, Jesué Graciliano da Silva, a audiência cumpriu os objetivos traçados e obteve a aprovação da proposição pela maioria dos delegados. Ele destaca que os delegados também poderão encaminhar propostas diretamente ao Consup, por meio de um formulário on-line.

A alteração dos artigos 13 e 14 do Estatuto do IFSC será ponto de pauta de reunião extraordinária do Consup exclusiva para esse fim, agendada para 12 de dezembro. Para alteração do Estatuto, é preciso o voto favorável de dois terços do colegiado. A medida é uma forma de evitar os impasses ocorridos nas eleições anteriores do Consup, quando houve dificuldades para definir a composição em função da regra de que as suplências de docentes, discentes e técnicos devem ser do mesmo câmpus dos representantes titulares.

De acordo com Jesué, o GT ainda irá elaborar a proposta de mudança no regimento interno do Consup. “Vamos propor que haja relatoria como forma de qualificar os debates das propostas levadas ao conselho”, antecipa. A expectativa é que o trabalho do GT esteja concluído até fevereiro, com os devidos encaminhamentos, para que a próxima composição do Consup já seja empossada sob as regras atualizadas.

INSTITUCIONAL NEWS