Projeto do Câmpus Canoinhas viabiliza informatização dos processos administrativos de cooperativa de reciclagem

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 02 dez 2022 12:53 Data de Atualização: 02 dez 2022 13:05

Uma parceria do IFSC com o Conselho da Comunidade da Comarca de Canoinhas e Ministério Público garantiu a informatização dos processos administrativos da Cooperativa Recanto da Reciclagem de Canoinhas. A entrega do computador e instalação do sistema aconteceram nessa quinta-feira (1), na sede da cooperativa, com a presença de estudantes e servidores do IFSC e da Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho.

Responsável pelo recebimento de materiais recicláveis da coleta seletiva, a cooperativa separa, prensa e dá destino apropriado aos resíduos sólidos descartados, evitando que sejam destinados indevidamente ao aterro sanitário. Até esta semana, todos os registros dos processos de gestão da cooperativa, incluindo recepção, pesagem e expedição dos materiais, eram realizados manualmente em formulários de papel.

O projeto de informatização dos processos administrativos foi desenvolvido pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas do IFSC, José Ricardo Dranka, Luan Neves Wesche, Ruan Carlos Binder da Silva, Thales Paulo, Tiago Kauva, Vinícius Nascimento Cavalli e Yasmin Leite.

Em outra frente, para resolver o problema da falta de equipamentos, os estudantes entraram em contato com o Conselho da Comunidade da Comarca de Canoinhas, que, por meio da presidente Sandra Mara Zacko, solicitou ao Ministério Público a doação de um computador com impressora para a cooperativa.

“Além de fortalecer o compromisso social com a comunidade externa, o projeto de extensão está possibilitando aos alunos a atuação como protagonistas na sociedade, aplicando na prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso”, enfatiza o professor do Câmpus Canoinhas e coordenador do projeto, Eduardo Gomes.

Na próxima etapa, o projeto prevê a oferta de um curso de Informática Básica para capacitação dos integrantes da cooperativa de reciclagem.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS