Nova edição da Revista EJA em Debate homenageia estudantes trabalhadores

ENSINO Data de Publicação: 07 dez 2022 08:12 Data de Atualização: 07 dez 2022 17:48

A edição número 19 da Revista EJA em Debate traz como tema: Trabalhadores (na Educação de Jovens e Adultos) do Brasil: desafios de quem aprende (e ensina) enquanto trabalha. Essa edição é referente ao primeiro semestre de 2022 e tem por objetivo homenagear os trabalhadores brasileiros na EJA, em alusão ao dia 1º de maio, dia dos trabalhadores.

A revista traz seis artigos com discussões e reflexões sobre aspectos do currículo integrado, formação de professores, políticas públicas e o reconhecimento de saberes, temáticas que têm como perspectiva a aplicação no ensino de jovens e adultos.

No texto editorial de apresentação da edição, a organizadora e editora da revista, Ivelã Pereira, explica que a motivação da escolha do tema está justamente na característica que é comum a todos os estudantes da EJA: são trabalhadores. Ivelã explica: “Assim, o educador que trabalha com EJA não pode agir de modo descolado a esta realidade de seus educandos-trabalhadores, pensando estratégias de ensino que mais se adequem a esse contexto. Esses sujeitos que nos são destinados na EJA, além de serem aprendizes, são também ‘ensinantes’, ao nos apresentarem conhecimentos a cada dia de aula, conhecimentos empíricos, construídos na luta de seu trabalho diário”.

Por outro lado, esse enriquecimento também representa a impossibilidade de se dedicar integralmente aos estudos. Por isso, a editora reforça o equilíbrio delicado entre a luta pelo direito pleno à educação e a realidade do trabalho (muitas vezes exaustivo). Essa edição, portanto, busca refletir sobre como proporcionar uma educação de qualidade, e, ao mesmo tempo, respeitar a condição de cansaço da classe trabalhadora. Em referência à temática e também aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a capa dessa edição traz uma releitura da obra de arte “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral. Confira todos os artigos publicados aqui.

Quer saber mais sobre os cursos EJA do IFSC? Leia no Blog do IFSC.

ENSINO PESQUISA NEWS