Estudantes do Câmpus Canoinhas produzem material orientativo sobre segurança no uso da Internet

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 09 dez 2022 10:48 Data de Atualização: 09 dez 2022 11:10

O uso disseminado de aparelhos conectados à Internet e a crescente leva de ataques cibernéticos são um problema grave, que merece atenção e orientação. Pensando nisso, estudantes do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas produziram uma série de três vídeos com recomendações e dicas sobre navegação segura e uma espécie de cartilha para as redes sociais.

O projeto “Segurança da informação: uma conversa sobre o uso adequado da Internet” foi desenvolvido pelos estudantes Maher Ben David Ramos Daoud, Vinicius Ribeiro de Lima e Thales Viana Pires, com orientação do professor Carlos Rafael Guerber, e prevê orientações para proteção das informações disponibilizadas na Internet, por meio de computadores, tablets e celulares. As informações têm como referência a Cartilha de Segurança para Internet, produzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil  (CERT.br).

“Podemos dizer que as coisas que fazem parte da Internet hoje são um bem precioso, pois nossas vidas podem ser severamente afetadas de acordo com a forma que utilizamos a rede. Por isso, precisamos nos preocupar com a navegação segura, pois os cibercriminosos estão por aí atacando você, eu, qualquer um que se conecte à Internet”, enfatizam Maher, Vinicius e Thales. “Definitivamente, a Internet é um elemento cultural em nossa sociedade, que pode oferecer um ambiente hostil e inseguro se mal utilizada.”

Conforme os estudantes, os cibercriminosos usam várias maneiras para atacar uma vítima na Internet, como as infecções por “malware” (programa ou código malicioso), para tentar romper o sistema e alterar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, e os golpes do tipo “phishing”, em que se passam por uma pessoa diferente, em e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais, para roubar dados e informações confidenciais, como senhas ou números de cartões de crédito.

Na intenção de alertar o público sobre estes perigos e os cuidados para não se expor às armadilhas existentes na rede, os estudantes procuraram simplificar o conteúdo em vídeos de curta duração e com uma abordagem prática. “O importante é se prevenir e cuidar no que diz respeito às ameaças existentes”, ressaltam.

Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais do Câmpus Canoinhas. Clique para acessar:

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS