Especialização em Educação em Ciências e Matemática realiza primeiras bancas de TCC

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 12 dez 2022 11:59 Data de Atualização: 14 dez 2022 17:04

No dia 29 de novembro ocorreu, de maneira online, a primeira defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em Educação em Ciências e Matemática oferecida pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. A apresentação do TCC marcou a conclusão da primeira turma da especialização, que iniciou no segundo semestre de 2021 com 38 alunos e, após um ano e meio de aulas, terá 11 formandos. Cinco estudantes da turma já realizaram suas bancas e os outros seis concluintes realizarão a defesa na segunda quinzena de fevereiro.

Para o coordenador do curso, Jaison Vieira da Maia, a chegada da etapa de apresentação de TCCs na primeira turma da especialização em Educação em Ciências e Matemática representa uma conquista local para o Instituto. “Por meio deste curso voltamos a ter, no câmpus, uma oferta própria de pós-graduação lato sensu [especizalização], o que nos permitiu fortalecer o nosso itinerário formativo e oferecer uma oportunidade de estudo tanto para os professores da região quanto para aqueles alunos que desejam continuar conosco após a graduação”, destaca.

A especialização em Educação em Ciências e Matemática é a única pós-graduação oferecida de maneira gratuita e presencial em Jaraguá do Sul. Com isso, docentes que atuam em escolas da região e egressos de cursos do IFSC ou de outras instituições têm a possibilidade de se aprimorar em suas áreas de formação.

Prova de que o curso atende às demandas da comunidade pode ser percebida, de acordo com o coordenador, por meio do perfil dos candidatos e dos atuais alunos. “A maioria dos nossos formandos já atua na área da Educação, e aqueles que ainda não atuam estão procurando se inserir. Por sua vez, entre os inscritos para a próxima turma [que inicia as aulas em fevereiro de 2023], cerca de 30% são egressos ou da graduação em licenciatura em Física ou do curso técnico integrado em Química, ambos oferecidos no câmpus. No caso dos egressos do curso técnico, são alunos que se formaram, cursaram licenciaturas em outra instituição e, agora, retornam ao Instituto para dar continuidade à sua formação”, conta Jaison.

Primeira concluinte

A primeira estudante a defender o TCC foi Regina Célia de Sousa Melo Daneluz. Ela apresentou o trabalho “Um Estudo dos Conteúdos Avaliados na Obmep em Relação às Competências da BNCC”, sob orientação do professor Gerson Ulbricht, do IFSC do Rau.

Sorteada em meio a aproximadamente 300 candidatos inscritos, Regina lembra da sensação de ter sido selecionada para a especialização. “Fiquei muito surpresa de ter sido sorteada. Venho de uma família pobre, fiz Ciências Contábeis e licenciatura em Matemática pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e tive o sonho realizado de fazer uma pós-graduação em uma instituição como o IFSC”, comemora.

Aulas online

As aulas da primeira turma iniciaram em meio à pandemia, em agosto de 2021. Devido às restrições sanitárias da época, as aulas começaram no formato não presencial. Com a flexibilização das restrições, porém, o grupo docente e os estudantes da primeira turma se reuniram e optaram, dentro da legislação vigente, por continuar até o final do curso utilizando as Atividades Não Presenciais (ANPs), inclusive na etapa de defesa dos TCCs.

Segundo o coordenador, o formato não presencial foi desafiador para todos os envolvidos, visto que o curso foi planejado para ser presencial. “Isso foi um grande marco e trará discussões futuras. Com as ANPs conseguimos continuar atendendo estudantes que moram em outros estados, a exemplo da Regina. Como docentes, repensaremos essa possibilidade, apesar de termos uma defesa muito forte quanto à presencialidade das aulas”, avalia Jaison.

Vagas remanescentes

A próxima turma da especialização em Educação em Ciências e Matemática iniciará as aulas em fevereiro de 2023. Quem perdeu o prazo para participar do processo seletivo regular ainda pode tentar uma vaga por meio do processo de preenchimento das vagas remanescentes.

As inscrições para as vagas remanescentes iniciam nesta terça-feira (13) e terminam no dia 5 de fevereiro de 2023. Os interessados devem enviar a documentação indicada no edital para o e-mail esp.ciencias.jar@ifsc.edu.br. A matrícula dos candidatos às vagas remanescentes ocorrerá por ordem de manifestação de interesse, desde que a documentação enviada esteja completa. Para mais informações, clique aqui.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS